Fumaça de incêndio florestal suspende aulas em Puerto Suárez e Puerto Quijarro
Puerto Suárez, cidade boliviana no departamento de Santa Cruz de la Sierra, é o segundo município fronteiriço a suspender as aulas devido à densa fumaça resultante do incêndio florestal que atinge áreas de ambos os lados da linha internacional. Boa parte das unidades educacionais cancelaram as atividades nesta quarta-feira, 05 de junho.
Medida semelhante foi adotada em Puerto Quijarro, onde quatro escolas próximas à área afetada suspenderam as aulas na segunda e terça-feira, 03 e 04 de junho.
“Devido à intensa fumaça e por determinação do Comitê Municipal de Operações de Emergência (COEM), os trabalhos educativos estão suspensos a partir de hoje até que os níveis de poluição diminuam”, afirmou o comunicado divulgado pelo Distrito Educacional de Puerto Suárez.
Com esta determinação, 21 instituições educacionais, incluindo escolas públicas e privadas, interromperam suas atividades.
Desde o fim de semana, um incêndio florestal ocorre no lado brasileiro da fronteira, mas as chamas se espalharam para o território boliviano na segunda-feira, 03 de junho. Relatório do Governo Cruceño informa que o fogo está concentrado numa zona inacessível e de pastagens.
Em Puerto Quijarro, as aulas deveriam ser retomadas nesta quarta-feira, mas continuam suspensas até que a fumaça do incêndio se disperse.
Na quinta-feira, 06 de junho, não haverá aulas em todo o país, pois é celebrado o Dia do Professor.