2
Fale Conosco
  • sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - Campo Grande MS

Governo Federal se prepara para liberar crédito extraordinário no combate a incêndios florestais

serra do amolar

Reprodução/Governo do estado de MS

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a liberação de um crédito extraordinário para enfrentar os incêndios florestais no Brasil pode ocorrer em até 24 horas. A medida segue uma autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que permitiu ao governo federal utilizar recursos adicionais, fora da meta fiscal, para o combate às queimadas.

Haddad revelou que uma medida provisória está em discussão para liberar pelo menos R$ 500 milhões, especificamente para ações no Pantanal e na Amazônia. “Se for necessário um crédito extraordinário para esse fim, não vou deixar o combate aos incêndios desamparado. Chegando o documento, é 24 horas”, afirmou o ministro, enfatizando que a questão central é o orçamento disponível e o encaminhamento da demanda.

O ministro também destacou que a experiência adquirida durante os incêndios de 2020 está sendo aplicada para um combate mais eficaz nesta temporada. “Estamos conseguindo debelar os focos de incêndio, mas a situação se espalhou para o Cerrado e a Amazônia. A ministra Marina Silva apresentou um plano de ação ao presidente, com o apoio da Casa Civil, para tornar as ações de combate mais efetivas”, afirmou.

Ações Complementares

Em um esforço conjunto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em seis estados, destacando que 300 policiais serão dedicados exclusivamente ao enfrentamento dos incêndios. Além da Força Nacional, agentes da polícia judiciária e da perícia forense atuarão em suporte às Polícias Civis locais, enquanto a investigação das causas dos incêndios provocados por ação humana ficará a cargo da Polícia Federal.

Para intensificar a atuação nas áreas mais críticas, o Ministério da Justiça também enviou 960 agentes da Polícia Rodoviária Federal, que se juntam aos 47 já presentes nas operações contra as queimadas.

Com essas medidas, o governo federal demonstra um compromisso significativo em mitigar os efeitos devastadores dos incêndios florestais, reforçando a necessidade de uma resposta ágil e efetiva diante de uma crise ambiental que afeta todo o país.

 


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram