2
Fale Conosco
  • sexta-feira, 22 de novembro de 2024 - Campo Grande MS

Legislativo e Executivo em Ação: deputados participam de reunião em resposta aos incêndios do Pantanal

Foto: Bruno Rezende

Na tarde desta terça-feira, dia 25 de junho, membros da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) participaram de uma reunião crucial no Comando da Polícia Militar em Campo Grande. O encontro, que marcou a 11ª reunião do Centro Integrado de Coordenação Estadual (CICOE), teve como foco principal o combate aos devastadores incêndios que assolam o Pantanal sul-mato-grossense.

Presidindo a comissão, o deputado Renato Câmara enfatizou a eficácia e a robustez das operações conduzidas pelas forças de segurança pública do estado. “Nós temos a clara convicção de que o nosso Estado está fazendo o melhor possível. A Assembleia Legislativa tem debatido maneiras de contribuir ainda mais. Quero parabenizar todos pelo trabalho”, destacou o deputado.

O governador Eduardo Riedel, acompanhado pelo vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), reforçou a importância da colaboração do Legislativo nesse esforço conjunto. “Os parlamentares se colocaram à disposição para entender toda a estrutura em andamento frente aos desafios no Pantanal”, afirmou Riedel.

Durante a reunião, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, apresentou aos legisladores o papel fundamental desempenhado pelo CICOE e suas atribuições. “Nós monitoramos diariamente as condições climáticas do estado, essenciais para o planejamento de nossas ações no Pantanal”, explicou Verruck.

A Operação Pantanal 2024 continua mobilizando esforços conjuntos do governo estadual para conter os incêndios florestais. O tenente-coronel Leonardo Congro, do CICOE, sublinhou a gravidade da situação atual comparada aos incêndios de 2020 e destacou o planejamento avançado para responder eficazmente à severa estiagem nesta época do ano.

Os investimentos incluem a implantação de 13 bases avançadas dos bombeiros no Pantanal, reduzindo o tempo de resposta. Além disso, a recente aprovação da Lei do Pantanal fortaleceu as normas de conservação, proteção e exploração sustentável da região.

A seca intensificada durante o período tradicionalmente chuvoso, entre dezembro e janeiro, exacerbou os focos de calor e os incêndios florestais em todos os biomas do estado. Este fenômeno atípico foi atribuído ao forte El Niño registrado no final de 2023, prolongando a época crítica para além dos meses típicos de julho a outubro.

Ao término da reunião, os participantes visitaram a “Sala de Situação”, centro de monitoramento responsável pelo acompanhamento e resposta aos incêndios no Pantanal. Além do presidente da Comissão, estiveram presentes o vice-presidente Lucas de Lima, Paulo Duarte, e os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Rodrigo Perez (Segov).

A colaboração entre Legislativo e Executivo tem sido crucial para enfrentar essa emergência ambiental, demonstrando o compromisso conjunto em proteger e preservar o patrimônio natural de Mato Grosso do Sul.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram