2
Fale Conosco
  • segunda-feira, 9 de setembro de 2024 - Campo Grande MS

Livro ‘Diário de Uma Repórter no Pantanal’ é lançado hoje em Corumbá

Jornalista Cláudia Gaigher lança seu livro Diário de Uma Repórter no Pantanal’ na próxima segunda-feira (5), às 18h30, no Memorial do Homem Pantaneiro, em Corumbá (MS). O mesmo já foi lançado nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Vitória (ES) e Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Com sensibilidade poética e excelência no fazer jornalístico, Cláudia revela, em Diário de Uma Repórter no Pantana’, bastidores de 24 anos de comprometimento na defesa e preservação de um dos mais ricos biomas do Brasil.

Neste ano, milhões de brasileiros diariamente fizeram do remake global de Pantanal, novela de Benedito Ruy Barbosa primeiramente exibida em 1990, e adaptada pelo seu neto, Bruno Luperi, para os dias atuais, um tenômeno de audiência. Desde 1998, os encantos, mistérios e desafios para a conservação da maior planície alagável do planeta fazem parte do dia a dia da jornalista capixaba Cláudia Gaigher. Trabalhando como repórter de rede nacional e baseada na TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, Cláudia adotou o Pantanal como a sua casa, local de trabalho e fonte de inspiração e causa.

Por meio de suas matérias, exibidas em edições do Fantástico, do Jornal Nacional, do Globo Repórter, nos telejornais de rede nacional da Rede Globo, e na Globonews, Cláudia apresenta ao Brasil um Pantanal profundo, de uma exuberante fauna e flora, mas também cenário de violentos conflitos e constantes ameaças ambientais.

Em Diário de Uma Repórter no Pantanal, livro editado pela organização Documenta Pantanal, Cláudia reúne 30 histórias de bastidores de suas urgentes e necessárias reportagens, produzidas ao longo dos últimos 24 anos, período de grandes transformações. Quem não se lembra, por exemplo, da cobertura dos grandes incêndios em 2020? Claudia atuou incansavelmente, mostrando ao Brasil e ao mundo a maior catástrofe das últimas décadas, onde quase 30% do bioma viraram cinzas.

A publicação de Diário de Uma Repórter no Pantanal foi integralmente financiada pela Documenta Pantanal, uma iniciativa que reúne profissionais de áreas diversas comprometidos com a urgência de tornar as fragilidades e as riquezas do Pantanal mato-grossense conhecidas do grande publico.

Entre outros títulos, a Documenta Pantanal viabilizou a publicação de Céu e Inferno em Terras Alagadas (Editora Origem, 2021), do fotógrafo José Medeiros, Cozinha Pantaneira – Comitiva de Sabores (Editora BE1, 2020), do chef Paulo Machado, e Pantanal – Serra do Amolar (Terra Brasil, 2021), do fotojornalista Araquém Alcântara.

“O livro da Cláudia engrandece a produção editorial assinada pela Documenta Pantanal e seus apoiadores. É um relato potente, de uma profissional que dedicou anos de sua vida documentando, meio de matérias jornalisticas, esse bioma que é a inspiração maior de nossa iniciativa e de todas a ações que desenvolvemos.”, destaca Mônica Guimarães, coordenadora do Documenta Pantanal.

Diário de uma Repórter no Pantanal, Cláudia Gaigher (Documenta Pantanal, 2022, 360 páginas, ISBN 9 65-996829-2-9). Valor: R$ 60,00.

Coordenação geral: Documenta Pantanal – Mônica Guimarães. Projeto gráfico: Luciana Facchini.

Ilustrações de capa e miolo: Rafaela Pascotto. Preparacão: Laura Moreira. Revisão: Jonathan Busato.

Coordenação editorial e producão gráfica: Heloisa Vasconcellos. Diagramação: Spress

Lançamento e bate-papo: Memorial do Homem Pantaneiro, em Corumbá na segunda-teira (5), às 18h30.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram