Operação Pantanal controla focos de incêndios na região Pantaneira
Cinco focos de queimadas foram identificadas durante a Operação Pantanal e controlados em MS nesta segunda-feira (5). Os focos foram localizados no Nabileque, próximo ao Forte Coimbra; na divisa de Porto Murtinho, Corumbá e nas proximidades de Aquidauana, Nhecolândia e Paiaguás.
Segundo o Diário Corumbaense, a equipe do Sistema de Comando de Incidentes, mantém o monitoramento dos focos, que foram controlados pelas equipes de combate às queimadas.
Seis guarnições permanecem em campo atuando na prevenção e monitoramento aos focos de calor. Os militares estão visitando as propriedades rurais para averiguar a existência de ações preventivas e realizam a orientação aos produtores sobre os procedimentos a serem adotados em caso de incêndio, especialmente sobre o acionamento da corporação. Os militares estão baseados nos municípios de Aquidauana, Porto Murtinho, Serra do Amolar e Coxim.
Ainda ontem, duas guarnições fizeram incursão pela Estrada Parque, para averiguação. Nenhum foco de incêndio foi identificado. Foi realizado contato com proprietários rurais para levantamento do maquinário e pessoal existente na região que possam apoiar as atividades da corporação em caso da ocorrência de incêndios florestais.
O Corpo de Bombeiros está aplicando os recursos disponíveis com o objetivo de evitar a ocorrência de novos focos de calor, mediante atividades de prevenção e conscientização da população. Conta também por meio do emprego imediato do efetivo de 88 bombeiros militares, 11 viaturas e três embarcações especialmente preparados para imediata intervenção em todo o bioma Pantanal.