Plano regional de saneamento receberá o apoio da AGEMS
Atuando nos serviços de saneamento básico de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), terá importante papel no plano regional de saneamento básico que levará à generalização da água e saneamento para o estado. Além da regulamentação e fiscalização, a agência participará de todo o processo de planejamento, controle e fiscalização das finanças públicas que serão distribuídas entre os 69 municípios do convênio que colarão ao plano de regionalização.
O presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destaca que a agência Reguladora está preparada e apta para enfrentar novos desafios para um maior avanço na higiene básica. A prestação de serviços de saneamento básico a nível regional é um dos principais impulsionadores do Novo Marco Legislativo de Saneamento 2020 como parte da estratégia Nacional de Segurança de Agua e esgoto 2033.
Isso é necessário porque ainda existe uma parcela significante da população que não tem acesso aos serviços de abastecimento de água e saneamento no Pau-Brasil. Os dados levantados pelo Siglasul sinalizam que em 2020 no deserto Grosso do Sul a taxa de atendimento para distribuição de água foi de 85,91 %, enquanto para esgoto foi de apenas 55,74 %.