2
Fale Conosco
  • quarta-feira, 18 de setembro de 2024 - Campo Grande MS

Polo de pesca, Albuquerque terá acesso com a BR-262 asfaltado após décadas

Comunidade histórica fundada dois anos (1776) antes de Corumbá, para ser um forte, o distrito de Albuquerque vai ganhar a pavimentação do acesso (MS-432) à rodovia BR-262 sonhada há décadas pelos seus moradores. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado, com recursos (R$ 14,8 milhões) do Fundersul, numa extensão de 6,4 quilômetros.

A fortificação planejada pelo governo da província de Mato Grosso não logrou êxito à margem do Rio Paraguai, por ser o local inadequado, contudo a vila prosperou como embrião na fundação da Capital do Pantanal, em 1778, tornando-se um dos principais destinos de pesca esportiva de Mato Grosso do Sul. Por séculos, no entanto, o lugar foi esquecido pelos governos estaduais e municipais, ao contrário da gestão do governador Reinaldo Azambuja.

A preparação para a pavimentação segue em ritmo acelerado, apesar das fortes chuvas que caem na região nessa época do ano, com os serviços de terraplenagem, sub-base e base executados pela empresa Transenge Engenharia e Construção. A massa asfáltica chegará em 2023 até o trevo de entrada ao distrito, valorizando o lugar que já foi chamado de “Albuquerque Velho” para diferenciar-se de “Albuquerque Novo”.

A chegada da infraestrutura conta também com investimentos (R$ 1,8 milhão) da prefeitura de Corumbá, que está ampliando o calçamento com lajota na Avenida Imaculada Conceição, principal acesso ao distrito, em toda a sua extensão. O prefeito Marcelo Iunes anunciou ainda a ampliação da Unidade Básica de Saúde, reformada recentemente, e a disponibilização de uma ambulância para encaminhar os doentes para atendimento em Corumbá.

“O governador Reinaldo Azambuja é um grande parceiro da nossa cidade e está demonstrando isso mais uma vez, atendendo o distrito mais antigo do nosso município com uma obra tão crucial, que é o asfalto. Vai beneficiar não só o turismo, que é muito forte na atividade da pesca, mas facilitar o ir e vir dos moradores, que sempre tiveram dificuldades de acesso em épocas de chuvas. O asfalto também vai promover o desenvolvimento”, destacou Iunes.

A marca do governo

A ligação por asfalto de Albuquerque pela MS-432, cujo acesso pela BR-262 fica distante 10 quilômetros da ponte sobre o Rio Paraguai, atende anseios dos pequenos produtores dos assentamentos Mato Grande e São Gabriel e os pecuaristas da região, facilitando o escoamento da produção. A rodovia estadual também se interliga com a Estrada-Parque (MS-228), numa extensão de 30 quilômetros, e com a MS-433, que dá acesso ao Pantanal do Jacadigo.

Na última temporada de pesca esportiva – março a novembro – o Hotel-Pesqueiro Anhuma recebeu mais de três mil turistas. Por ano, o distrito atrai pelo menos dez mil pescadores amadores, acomodados em pesqueiros e ranchos, e a tendência é aumentar o fluxo com a chegada da infraestrutura. “O distrito vai crescer, tem gente querendo investir e só temos que agradecer ao Governo do Estado por essa obra tão sonhada”, disse o empresário Atilla Lellis.



Um Comentário

  1. Fernando Staudinger disse:

    Parabéns ao governador Reinaldo Azambuja e ao prefeito de Corumbá.
    Somos catarinenses e pescamos há anos em Albuquerque!!!
    Finalmente aquela região será atendida.
    Nosso obrigado aos envolvidos!!!


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram