Satélite identifica e focos de incêndios são controlados em fazendas no Pantanal
Duas equipes da Guarnição de Combate a Incêndio, da Operação Pantanal 2022, se deslocaram esta semana para as fazendas Mutum-Piúva, Baía das Conchas e Princesinha, onde foram identificados focos de incêndio.
As chamas foram identificadas pela equipe da Sala de Situação, que fica em Corumbá. Os satélites mostraram nove focos de calor, mobilizando equipes da GFI para essas áreas, evitando que incêndios se alastrassem ou tomassem grandes proporções na região.
Ainda segundo os dados dos satélites, três dos nove focos eram grades e localizados em área considerada de difícil acesso. Os militares recebem apoio de moradores e trabalhadores dessas localidades para conter o avanço das chamas.
Áreas indígenas
Paralelamente, está sendo constantemente monitorado o avanço de outros cinco focos, além de mais três localizados em áreas indígenas.
A equipe do Sistema de Comando de Incidentes mantém a estratégia de monitoramento dos novos focos de calor, a presença de combatentes em bases avançadas e a prontidão de efetivo e materiais para mobilização imediata durante a operação, caso seja necessário.