Sectur e Prefeitura de Bodoquena discutem ações de conservação da Bacia do Betione
Foi realizada uma reunião entre o prefeito de Kazu Horii, de Bodoquena, com equipes da secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, para buscarem ações que podem ser realizadas na conservação da Bacia do Betione. Objetivo do encontro é evitar o turvamento e assoreamento do rio, cujas nascentes se localizam na borda oriental das elevações das escarpas e cânions do ecossistema.
Com base em relatório elaborado pela Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, foi detectado pelo Departamento de Meio Ambiente pontos onde devem ser realizadas intervenções de recuperação e conservação.
Segundo o prefeito Kazu Horii, a execução do trabalho será realizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, com orientação do Meio Ambiente. Os servidores da secretaria de Obras participaram de capacitação para implantação de sistema de manejo e conservação do solo e água em estradas rurais, técnica que será aplicada nos locais estratégicos.
Kazu ainda reforçou a preocupação da administração com a conservação da bacia e dos recursos naturais de Bodoquena, um dos principais destinos de ecoturismo da Serra da Bodoquena. Afluente do Rio Miranda, o Betione sofreu alterações na qualidade de sua água, em 2020, devido a alterações ambientais causadas pela ação humana.