Em uma homenagem às capivaras, ícones da fauna regional, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá implantou faixas de pedestres decoradas com ilustrações de patinhas amarelas no Parque das Águas, na quinta-feira (21). O local, conhecido pela presença de famílias de capivaras, já foi palco de diversos registros dessas adoráveis criaturas atravessando as ruas, muitas vezes até fora dos limites do parque.
A nova sinalização não é apenas uma homenagem, mas também uma forma criativa de alertar os motoristas sobre a travessia dos animais. De acordo com a Semob, a escolha do formato lúdico foi uma maneira respeitosa de implantar a sinalização dentro do parque, já que nas vias públicas a medida não seria viável devido a questões legais. Antes dessas faixas, placas de advertência já haviam sido colocadas para alertar sobre a presença das capivaras na área.
A capivara, o maior roedor vegetariano do mundo, é um animal típico de áreas alagadas e várzeas. Com seu comportamento semiaquático, ela é uma excelente nadadora e usa a água como refúgio contra predadores. Embora sua população tenha sido reduzida nas décadas de 60 e 70 devido à caça, especialmente no Pantanal, hoje elas são comuns em diversas áreas urbanas, onde suas populações podem crescer devido à ausência de predadores naturais.
Além de seu comportamento pacífico e social, as capivaras têm se tornado um símbolo de convivência harmoniosa entre seres humanos e a natureza, sendo um motivo de orgulho e carinho para os moradores de Cuiabá.