Em Mato Grosso, uma agência de turismo local desenvolveu um roteiro que propõem visitas a comunidades quilombolas. O turismo é realizado em locais que tenham legados, marcos e manifestações culturais.
Com 32 comunidades quilombolas, o primeiro município com a visitação é Poconé. O roteiro escolhido para inaugurar a experiência começa com os quintais poconeanos, entre eles, o quintal da dona Leila e as Comunidades de Morrinho, Jejum e Chumbo.
Além de fomentar a valorização e representatividade da comunidade negra, a agência pretende movimentar a economia, promovendo a sustentabilidade socioeconômica local, incluindo especialmente jovens, que se tornarão condutores locais e empreendedores.
A materialização do projeto em empresa, se dará com a formação dos moradores, realizada pelo projeto, para o atendimento dos turistas.
O projeto visa a preservação da cultura afrodescendente, além de estimular o empresariado e o empreendedorismo entre os negros e moradores dessas comunidades.
A proposta é uma experiência que valorize o protagonismo negro, com destaque para a culinária, seja em residências ou restaurantes, bares, festas tradicionais.