Em Mato Grosso, armadilha fotográfica captura imagens de filhote de onça
Novos filhotes de onça-pintada foram avistados e celebrados, na última terça-feira (29), em razão do dia nacional da espécie, em Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá no Mato Grosso. As imagens foram registradas pela ONG Panthera, que monitora jaguatiricas na região por meio armadilhas fotográficas.
A aparição dos animais causou surpresa aos pesquisadores quando viram as imagens. De acordo com a ONG, os dois filhotes têm cerca de 3 ou 4 meses de vida. Para o biólogo Fernando Tortato, o registro simboliza a continuidade dos animais, tão ameaçados de extinção.
“É uma imagem que traz esperança para conservação da espécie. Esta foto em particular foi registrada na Fazenda São Bento, do outro lado do Rio Cuiabá”, afirmou.
Segundo o biólogo, depois dos filhotes passarem pelas câmeras, a mãe deles, registrada como Pyte, veio logo atrás para proteger os pequenos.
Segundo o G1, o registro ocorreu no dia 19 de outubro, mas as imagens só foram verificadas nesta semana pela ONG e divulgadas na terça-feira (29).
Conforme Tortato, a ONG realiza um intenso trabalho de monitoramento com as armadilhas fotográficas espalhadas pelo Pantanal todos os anos. “O objetivo é estudar a ecologia da onça-pintada e jaguatiricas”, contou.
Durante a seca, os felinos ficam mais próximos das margens dos rios, em busca de água e de alimento, o que torna mais fácil de observá-los.