Empresa do setor sucroenergético recebe selo Iniciativa Amiga do Pantanal
A biorrefinaria uisa, com sede em Nova Olímpia, Mato Grosso, conquistou o selo Iniciativa Amiga da Reserva da Biosfera do Pantanal entregue pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado. A companhia é a primeira empresa do setor sucroenergético a receber o selo no Estado de Mato Grosso em reconhecimento ao desenvolvimento sustentável promovido no Pantanal mato-grossense. A certificação é emitida pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal – MT.
“Estamos localizados na região de cabeceiras dos rios que formam o sistema hídrico do Pantanal, na bacia do alto Paraguai e implementamos no nosso dia a dia, ações para preservar as fontes de água e toda a biodiversidade que existe aqui. Nossas operações são pautadas na sustentabilidade do plantio da cana-de-açúcar, a fabricação dos produtos, até o atendimento a comunidade local e geração de renda. O selo reforça nosso compromisso e já pensamos em ampliar os esforços por meio de parceria com a Sema em mais ações de preservação e educação ambiental”, destacou o coordenador de Sustentabilidade da uisa, Luiz Carlos Machado Filho.
Conforme o Notícias Agrícolas, a uisa preserva 34 mil hectares de vegetação nativa com 163 espécies arbóreas e 246 nascentes em sua área. O cuidado com meio ambiente vai além das obrigações legais. As Áreas de Preservação Ambiental (APP) no entorno das nascentes foram ampliadas de 50 para uma extensão de no mínimo 100 metros. Com viveiro próprio, a biorrefinaria promoveu o plantio de mais de 1 milhão de mudas nativas da Amazônia e cerrado nessas áreas. Entre elas, espécies ameaçadas como peroba, cedro e ipê roxo. A região tornou-se um importante corredor ecológico para conservação da biodiversidade. Os monitoramentos já identificaram 283 espécies entre onças, antas, macacos, araras e outros animais.
De acordo com a superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema, Gabriela Priante, o objetivo do selo é agregar todas as iniciativas que desempenham práticas sustentáveis. “O selo foi lançado esse ano e a uisa está sendo a pioneira no setor energético. Nosso objetivo é estabelecer parcerias com as empresas, instituições em prol do uso sustentável dos ecossistemas, promovendo a conscientização e a educação ambiental para proteger esse importante bioma que é o Pantanal Mato-grossense”, disse.
As ações da uisa se estendem ao fomento, a cidadania e a geração de renda. Mais de 34 mil pessoas já participaram de aulas de reforço escolar, inclusão digital, cultivo de horta, dança entre outras atividades, na Florescer Ação Social, organização apoiada pela uisa, cujo objetivo é transformar as comunidades do entorno por meio de programas socioeducativos nos municípios de Denise e Nova Olímpia, em Mato Grosso.