Fotógrafo de Mato Grosso lança cartões-postais com belezas do Pantanal
A exuberância da fauna e flora do Pantanal Norte foi eternizada em cartões-postais pelos olhos do fotógrafo César Augusto, que lançou ontem (22), 16 modelos de cartões-postais alusivos a região.
Conforme Augusto disse ao Tribuna MT, as imagens que viraram postais são resultados de suas viagens nos últimos dois anos pelo bioma, na região de Barão de Melgaço e Poconé. A iniciativa surgiu a partir de uma conversa com o escritor Hermélio Silva, que tem feito cartões-postais de Rondonópolis nos últimos 20 anos e que viu o grande potencial das imagens inerentes ao Pantanal.
Essas imagens também são uma pequena mostra do que estará no livro de César Augusto intitulado “Pantanal: Um Bioma Exuberante”, uma publicação fotográfica quadrilíngue, que está em produção e deve ser lançado no primeiro semestre de 2023, a partir de uma emenda parlamentar do deputado Nininho, com parceria da Cáritas Diocesana de Rondonópolis.
Além de mostrar as belezas, a publicação também quer mostrar um pouco das mazelas do Pantanal, como as ameaças com o garimpo, o assoreamento, as queimadas e as autoestradas.
Inicialmente, eram 40 imagens disponíveis e os patrocinadores escolheram aquelas que seriam impressas nos postais. Cada modelo de cartão-postal tem uma tiragem de 1 mil unidades, sendo 500 unidades para cada patrocinador e 500 unidades para livre distribuição nos mais diferentes lugares e instituições.
Os postais a cargo do fotógrafo não serão vendidos. Também estão disponíveis na internet, através do Instagram – @luzesesombrasfotografias
“Eu espero que a gente possa tocar o sentimento das pessoas em preservar o meio ambiente, que os pais ensinem os filhos a preservarem a natureza. Num simples papel de bala que o pai não descarta da janela do carro, ele está ensinando o filho”, externou. “O objetivo também é reviver a parte nostálgica dos cartões-postais”, acrescentou.
Quem quiser obter os postais ou saber mais informações da iniciativa pode ligar para (66) 99647-5238.