2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Historiador da UFMT vira Papai Noel e faz alegria da criançada

Reprodução/Leia Agora.com

O espírito natalino vai além dos presentes, ceias fartas e momentos em família. Em meio às festividades, há aqueles que encarnam o verdadeiro significado do Natal, transformando a solidariedade em uma prática constante ao longo do ano. Clóvis Matos, historiador pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e escritor, personifica essa generosidade como o Papai Noel Pantaneiro.

A peculiaridade de seu cabelo branco e barba longa lhe conferiu o apelido carinhoso, mas a sua missão vai muito além das festividades natalinas. Todos os meses, Clóvis dedica-se a levar doações, incluindo roupas, alimentos e brinquedos, às comunidades ribeirinhas do Pantanal, distantes da capital Cuiabá.

O projeto, inicialmente voltado para incentivar a leitura com o “Inclusão Literária no Pantanal”, cresceu e transformou-se em uma verdadeira lição de amor e solidariedade. Clóvis compartilha sua experiência:

“Eu já fazia um trabalho antes com a Inclusão Literária no Pantanal, com os livros, e eu sempre fui barbudo e cabeludo, então as pessoas já me chamavam de Papai Noel, independente de eu ser Papai Noel ou não. Nisso, quando eu comecei a fazer o trabalho de Papai Noel no shopping, eu vi que faltava alguma coisa para completar esse trabalho e como eu já tinha uma relação muito legal com as pessoas do Pantanal, eu resolvi virar o Papai Noel Pantaneiro.”

Ao longo de 15 anos, Clóvis Matos e sua equipe atendem mais de 2 mil pessoas anualmente, beneficiando 67 comunidades. Ele destaca as particularidades das comunidades pantaneiras:

“O Pantanal reúne em um pequeno espaço quatro, cinco, seis casas e isso é considerado uma comunidade. A uns 10 km à frente, reúne um pequeno povoado que representa outra comunidade e que inclusive tem diferenças muito distintas de cultura.”

Apesar dos desafios, como estradas rompidas durante as chuvas, Clóvis espera que este ano seja possível atender à comunidade mais populosa, São Pedro de Joselândia, situada a 200 km de Cuiabá.

O Papai Noel Pantaneiro não apenas aquece os corações nas festividades, mas ilumina o caminho da solidariedade ao longo de todo o ano, tornando-se uma figura essencial para as comunidades que atende.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram