2
Fale Conosco
  • sábado, 27 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Incêndios no Pantanal podem agravar por falta de chuva

CPA/Corpo de Bombeiros MS

O alerta foi divulgado pela Ong Ecoa nesta segunda-feira (13). Através de imagens de monitoramento do satélite do FIRMS (Fire Information for Resource Management System), é possóvel observar a situação urgente das regiões onde o fogo se alastra.

Equipes com Bombeiros e Brigadistas estão atuando cinco regiões do Pantanal de Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT). Os militares estão no Paiaguás (desde 24 de outubro), Nabileque (desde 3 de novembro), Nhecolândia (desde 6 de novembro),  Rio Negro (desde o dia 9 de novembro) e no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (Pevri), desde 2 de novembro.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul atua de forma intensa para garantir rápida resposta e mitigar possíveis danos causados pelas queimadas florestais, comuns nesta época do ano, especialmente no bioma Pantanal – que tem sua maior área em Mato Grosso do Sul.

Com as altas temperaturas e baixa umidade do ar, a vegetação tem ficado cada vez mais seca, o que facilita a ocorrência e propagação das queimadas. A não previsão de chuva para os próximos dias, preocupa o CPA (Centro de Proteção Ambiental), que coordena a Operação Pantanal 2023, iniciada no dia 17 de julho, quando o Corpo de Bombeiros Militar de MS passou a ficar em alerta para atuar em caso de incêndios florestais no Pantanal, e também no Cerrado e Mata Atlântica, biomas presentes no Estado.

São mais de 50 Bombeiros atuando com drones, equipamentos de proteção individual específicos para garantir segurança (roupas e botinas resistentes as chamas), monitoramento via satélite com uso de plataformas da Nasa – agência do governo dos Estados Unidos –, Polícia Federal, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), além de tecnologia de navegação, dados e inteligência artificial, a atuação dos bombeiros é cada vez mais específica e qualificada para evitar e mitigar os danos causados pelos incêndios florestais.

O CPA opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, com trabalho de monitoramento e análise diária de dados que servem como base das atividades dos bombeiros no combate a incêndios florestais no Estado.

Fonte: Capital do Pantanal


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram