O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja de chuvas intensas em Mato Grosso, para esta terça e quarta-feira (22 e 23). A maior parte do estado segue com perigo potencial, mas todas as cidades devem ficar em atentas.
O primeiro amarelo é destinado ao Centro-Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Sudoeste mato-grossense e iniciou às 10h de hoje, seguindo até às 10 de amanhã. Aponta a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, a orientação é que não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra dica é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
As cidades que devem ficar em alerta são: As cidades sob alerta laranja são: Apiacás, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Castanheira, Colniza, Comodoro, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Itanhangá, Juara, Juína, Juruena, Nova Bandeirantes, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Novo Horizonte do Norte, Pontes e Lacerda, Porto dos Gaúchos, Rondolândia, Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
A Defesa Civil disponibiliza o telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros o telefone 193, caso a população precise de ajuda.