Mais de 100 canários-da-terra foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (25), durante uma fiscalização em um ônibus na BR-070, próximo a Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Os pássaros, que estavam sendo transportados de forma ilegal, foram encontrados após o veículo sofrer uma pane mecânica entre as cidades de General Carneiro e Paredão Grande.
Durante a abordagem, um passageiro, que se recusou a desembarcar do ônibus, levantou suspeitas. Ao revistarem suas bagagens, as equipes da PRF encontraram duas caixas contendo os pássaros e uma sacola plástica com itens usados no transporte de animais, como gaiolas, fezes, penas e recipientes plásticos para ração e água.
O passageiro, ao ser interrogado, revelou que havia recebido os canários em Cuiabá e que planejava vendê-los por R$ 50 cada em São Paulo. Ele e o motorista do ônibus foram encaminhados à delegacia, sendo autuados pelos crimes de tráfico de fauna silvestre, maus-tratos e outras infrações ambientais. Os canários-da-terra, agora apreendidos, foram encaminhados para uma unidade veterinária credenciada, onde receberão os cuidados necessários.
O canário-da-terra é uma espécie nativa de áreas abertas, como Cerrado e Caatinga, e é encontrado em várias regiões do Brasil, exceto na Amazônia. A captura e comercialização de animais silvestres é crime no país e pode gerar sérias consequências para a fauna local, além de ameaçar a preservação das espécies.