2
Fale Conosco
  • quinta-feira, 21 de novembro de 2024 - Campo Grande MS

Onça-pintada é resgatada após cair em poço em Santa Cruz do Xingu

Resgate de onça-pintada durou cerca de 10h, mobilizou uma equipe de 12 pessoas, incluindo veterinários, bombeiros, policiais e seguranças

onça-pintada

Foto: Sema-MT

Uma onça-pintada foi resgatada com ferimentos na última sexta-feira (11) após cair em um poço de aproximadamente cinco metros de profundidade em Santa Cruz do Xingu, a 994 km de Cuiabá. O incidente foi registrado em um vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros, que mostra o felino sendo retirado do reservatório de água.

O resgate, que durou cerca de 10 horas, mobilizou uma equipe de 12 pessoas, incluindo veterinários, bombeiros, policiais e seguranças. Segundo os bombeiros, para garantir a segurança do animal, ele foi sedado antes do resgate, que só foi realizado após a confirmação de que o local era seguro.

Eder Toledo, coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), recebeu um chamado de uma clínica conveniada em Confresa sobre o ocorrido. Ele informou que a logística foi rapidamente organizada para otimizar o tempo e possibilitar o resgate. Ao chegar ao local, a equipe constatou que a onça estava viva, mas em estado de magreza e desidratação.

Toledo detalhou que a equipe do Corpo de Bombeiros desceu até onde o animal se encontrava e o içou para a superfície. A onça havia sido sedada por agentes da ONG Ampara Silvestre, que também participaram da operação. Durante a inspeção, foram encontradas marcas de unhas na parede do poço, indicando que o felino havia tentado subir, mas provavelmente cansou e desistiu.

O médico veterinário Jorge Salomão avaliou que a onça-pintada apresentava ferimentos pelo corpo, possivelmente causados por outro animal. Contudo, o prognóstico definitivo só poderá ser estabelecido após exames clínicos mais detalhados. Salomão destacou que a queda foi de uma altura considerável, e a equipe reconheceu a necessidade de monitorar a saúde do animal durante o processo de recuperação.

Após o resgate, a onça-pintada foi transportada com segurança para Cuiabá, utilizando uma aeronave, para receber tratamento especializado. Ela foi levada para o espaço da Ampara Silvestre, na Estrada Parque Transpantaneira, onde será monitorada por uma equipe multidisciplinar da Sema e da instituição. A operação contou também com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), policiais militares e seguranças da propriedade onde o animal foi encontrado.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram