Melanismo: entenda a mutação que deixa os pelos das onças pintadas

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Foto: Reprodução/TV TEM

Há quem as confunda com panteras, mas a verdade é que elas são apenas onças-pintadas com pelagem de cor preta devido a uma mutação genética. Na Associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP), há três delas e, se observar de perto, é possível perceber as nuances das manchas nos animais.

Em entrevista à TV TEM, o médico veterinário Lucas de Jesus explica que o responsável por esse visual diferente nas onças é o chamado melanismo.

“O melanismo é uma mutação que acontece no gene e ela resulta em uma maior produção de melanina, pigmento responsável pela coloração escura na pele, e nos pelos dos animais”, esclarece.Um estudo feito por uma Universidade do Rio Grande do Sul mostra que, entre as 40 espécies de felinos selvagens no mundo, o melanismo foi registrado em 14. No Brasil, a frequência em onças-pintadas é de pouco mais de 14,5%.

A mutação pode atingir uma mesma ninhada, como o caso de Tefé e Javari, duas das três onças que vivem na Mata Ciliar de Jundiaí.

Elas são irmãs, mas uma é melânica e a outra não. As duas nasceram na Amazônia e foram resgatadas do tráfico ainda filhotes e levadas para a ONG, lugar onde passam por uma reabilitação para serem devolvidas ao habitat natural, na vida selvagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *