Morro do Paxixi pode receber teleférico para impulsionar o turismo em Aquidauana

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Reprodução/Campo Grande News

Reprodução/Campo Grande News

Com um dos mirantes mais renomados de Mato Grosso do Sul, o Morro do Paxixi, localizado na região de Aquidauana, a 141 km de Campo Grande, tem grandes chances de se tornar ainda mais acessível e atrativo para os turistas. Um projeto para a construção de um teleférico ligando o topo do morro ao câmpus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ao pé da montanha, foi anunciado no início de janeiro pelo reitor da instituição, Laércio de Carvalho, e confirmado pela Prefeitura de Aquidauana.

O projeto visa melhorar o acesso ao mirante, um dos pontos turísticos mais visitados da região, e também oferecer uma experiência única aos visitantes. A ideia é que o teleférico ligue o Morro do Paxixi ao câmpus da UEMS, que atualmente fica próximo à MS-450.

Segundo a Prefeitura de Aquidauana, em 2023 foi adquirida uma área de 51 hectares e 1.897 m² no morro, exceto pelas torres de telefonia. A área, que oferece uma vista privilegiada do local, foi comprada por R$ 585 mil de Gélio Proença Brum, com recursos próprios do município. A compra foi formalizada através do Decreto Municipal de desapropriação nº 056/GAB/2023.

A prefeitura informou que o objetivo da aquisição é o desenvolvimento do turismo local, com foco na construção de um mirante seguro e em melhorias na infraestrutura, para garantir a segurança dos turistas. “A compra da área foi realizada para implantar instalações que permitam o desenvolvimento do turismo local”, explicou a administração municipal em nota.

Para viabilizar a construção do teleférico, a prefeitura anunciou que abrirá uma oportunidade legal para uma Parceria Público-Privada (PPP), modelo que já é utilizado em parques como o de Foz do Iguaçu. O processo licitatório, no entanto, ainda não tem data definida. A proposta de implantação do teleférico foi apresentada pelo ex-prefeito Odilon Ribeiro durante o evento Pantanal Tech 2024, em junho, com a presença do governador Eduardo Riedel, e foi bem recebida pela comunidade local.

Sob a gestão atual do prefeito Mauro Luiz Batista, a expectativa é de que o teleférico impulsione ainda mais o turismo na cidade. “A gestão municipal tem interesse nessa proposta do teleférico, que poderá ganhar força com uma PPP”, afirmou a Prefeitura.

Atualmente, a estrada de acesso ao Morro do Paxixi apresenta dificuldades devido à falta de pavimentação e aos riscos causados pelos pedregulhos e pela inclinação acentuada. A prefeitura confirmou que a pavimentação e a instalação de segurança no trajeto serão realizadas pelo Governo do Estado.

Se concretizado, o teleférico promete não só melhorar o acesso ao Morro do Paxixi, mas também fortalecer o turismo em Aquidauana, oferecendo uma nova forma de apreciar uma das vistas mais deslumbrantes de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Campo Grande News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Últimas Notícias
Categorias

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Para saber das novidades, campanhas e notícias.