MPMS investiga causas do turvamento dos rios em Bonito(MS)

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
Serra de Bodoquena

Em 1º de julho de 2025, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul iniciou um inquérito civil para investigar os problemas ambientais. O local é a Serra da Bodoquena, em Bonito, devido ao turvamento recorrente dos rios da região. A investigação foi motivada por uma denúncia do Ministério Público Federal , que apresentou notas técnicas de uma organização ambiental, alertando sobre o impacto negativo no ecossistema local e falhas na fiscalização da vegetação nativa.

As notas apontam que o Imasul precisa intensificar suas ações de fiscalização, principalmente nas áreas fora do mapa da Lei da Mata Atlântica. Também foi sugerido que o Imasul realize inspeções presenciais mais rigorosas antes de conceder licenças para a supressão da vegetação nativa, a fim de evitar danos ambientais irreparáveis.

O MPMS agora reúne informações, como depoimentos e perícias. Posteriormente, irão decidir se será necessário firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou ajuizar uma ação civil pública. O objetivo é garantir a proteção da Serra da Bodoquena, essencial para a biodiversidade e o turismo local. Assim, assegurando que as políticas ambientais sejam cumpridas de maneira eficaz.

Bonito é considerado um dos destinos turísticos mais populares de Mato Grosso do Sul, atraindo visitantes de todo o mundo devido à sua natureza exuberante e ao seu ecoturismo de alto nível. Conhecido por suas águas cristalinas, cavernas, cachoeiras e formações rochosas impressionantes, o município oferece experiências únicas em meio à rica biodiversidade da Serra da Bodoquena.

Sua combinação de beleza natural e compromisso com a sustentabilidade faz um dos destinos mais procurados.

Fonte: MPMS - Foto: Divulgação/ICMBio

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *