A 22ª edição do Fórum PANROTAS, um dos eventos mais importantes do setor de viagens e turismo no Brasil, acontece nos dias 11 e 12 de março em São Paulo. Para a abertura, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) leva a Cia de Dança do Pantanal para divulgar a cultura e a identidade sul-mato-grossense por meio da arte e da dança.
O grupo apresentou o espetáculo Guadakan, inspirado no mito da etnia Guató, povo tradicional da fronteira entre Brasil e Bolívia. A performance aborda os desafios ambientais do Pantanal, destacando a necessidade de preservação do bioma. Assim, a trilha sonora fica por conta da Orquestra de Câmara do Pantanal (OCAMP), e a coreografia é assinada por Chico Neller. Tanto a Cia de Dança quanto a Orquestra fazem parte do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá.
A apresentação reforça a importância da preservação ambiental, conectando a sustentabilidade às manifestações culturais do Estado. Mato Grosso do Sul apresenta sua cultura no Fórum PANROTAS 2025 ao unir expressão artística e conscientização ambiental.
Fórum PANROTAS
O evento promove debates sobre tendências do setor turístico, mas abordando temas como tecnologia, marketing, sustentabilidade e comportamento do consumidor. Durante os dois dias de programação, painéis e palestras reúnem líderes da indústria, destacando estratégias para o futuro do turismo no Brasil.
Dessa forma, para Mato Grosso do Sul, essa participação representa uma grande oportunidade de promover os destinos turísticos do Estado, reforçando a identidade cultural e impulsionando o fluxo de visitantes.
Pantanal Oficial