O Governo de Mato Grosso do Sul lançou, nesta terça-feira (6), a 13ª edição da campanha Fogo Zero. A iniciativa, coordenada pela Reflore MS com apoio da Semadesc e de outros parceiros institucionais, fortalece a prevenção a incêndios florestais em um momento de expansão das florestas plantadas no estado.
Com mais de 1,8 milhão de hectares de floresta plantada, Mato Grosso do Sul ocupa a segunda posição no ranking nacional, superando São Paulo. O cenário se projeta para crescer ainda mais com os investimentos em novas fábricas de celulose na Costa Leste. Diante dessa realidade, o foco das ações passou do combate à prevenção, com ênfase em educação, capacitação e engajamento social (Fogo Zero).
Além disso, a campanha prevê a instalação de placas informativas, distribuição de cartilhas educativas e a oferta de cursos especializados. De 2021 a 2024, mais de 2,1 mil pessoas participaram das 219 formações realizadas. Segundo Junior Ramires, presidente da Reflore MS, a campanha busca criar uma cultura preventiva que envolva produtores, moradores e instituições.
O secretário executivo da Semadesc, Rogério Beretta, ressaltou a mudança de percepção em torno do tema. “Hoje, prevenir incêndios florestais é pauta central para o desenvolvimento sustentável do estado”, afirmou.
Pantanal
O Corpo de Bombeiros já mobilizou 50 agentes no Pantanal e recebeu reforço de 40 integrantes da Força Nacional. Segundo o coronel Adriano Noleto Rampazo, apesar da redução na área queimada em 2023, o cenário climático em 2024 exige atenção redobrada.
Dados do Cemtec/MS indicam estiagem, mas com condições críticas para os próximos meses, especialmente na região pantaneira.
Fonte: Comunicação Semadesc - Foto: João Castro/Famasul
PORTAL PANTANAL OFICIAL