Foto: arquivo/Pantanal Oficial
O governador Eduardo Riedel assina, nesta quinta-feira (27), o decreto que declara emergência ambiental em Mato Grosso do Sul. A medida, válida por 180 dias, amplia a flexibilidade na aplicação de recursos e intensifica ações de prevenção e combate a incêndios florestais.
- O decreto será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (28)
A decisão acompanha o agravamento das condições climáticas, que favorecem a propagação de queimadas. Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros Militar já atua na formação de brigadas e na definição de áreas estratégicas para bases avançadas no Pantanal sul-mato-grossense.
Além disso, as equipes intensificaram o monitoramento dos focos de calor para orientar as estratégias do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) na Operação Pantanal 2025, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
O bioma atua como uma gigantesca esponja natural, absorvendo a água das chuvas e liberando-a gradualmente. Esse processo evita enchentes extremas na estação chuvosa e minimiza os impactos da seca nos períodos mais áridos. No entanto, desde setembro de 2023, a seca tem se intensificado ainda mais. Os volumes seguem insuficientes para reverter a situação. Por isso, a prevenção é fundamental para evitar danos que podem ser irreversíveis ao nosso ecossistema brasileiro.
A assinatura do decreto reforça a necessidade dessas ações preventivas e o uso eficiente dos recursos para mitigar os impactos dos incêndios no estado.
Pantanal Oficial