MS terá novo Parque Estadual na área alagada do Rio Taquari

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads
rio taquari, pantanal oficial
Imagem aérea - (Arquivo: Portal Pantanal Oficial)

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou a criação do Parque Estadual Alagados do Taquari, uma nova unidade de conservação localizada na região impactada pelo assoreamento do Rio Taquari. Com um investimento de US$ 12,5 milhões (cerca de R$ 62,5 milhões), o projeto conta com financiamento do Fundo Clima Pantanal e apoio de uma ONG norte-americana.

Parcerias

Durante o evento Pacto pelo Pantanal, o governador Eduardo Riedel confirmou a destinação dos recursos para desapropriar terras alagadas e transformar a área em uma unidade de conservação. Assim, a iniciativa busca proteger ecossistemas vulneráveis e compensar os produtores afetados.

Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), explicou que o governo estadual realizará estudos para avaliar as propriedades atingidas e os valores das terras submersas. Além disso, assumiu o compromisso de arcar com metade dos custos necessários para a implantação do parque.

Renato Roscoe, diretor do Instituto Taquari Vivo, ressaltou a importância do projeto. “Proteger essa área ecologicamente rica e compensar produtores é essencial para o desenvolvimento sustentável do Pantanal”, afirmou.

Impacto ambiental do Rio Taquari

O assoreamento do Rio Taquari figura entre os maiores desastres ambientais do Brasil. Desde a década de 1970, o desmatamento das cabeceiras do rio para a expansão agropecuária intensificou o problema. As chuvas levaram sedimentos ao leito do rio, como resultado, causou alterações drásticas em seu curso natural.

Nos anos 1980, a água invadiu a região conhecida como “Arrombado do Zé da Costa”, inundando fazendas e secando o leito original do rio. Na década de 1990, outra área, na região do Caronal, também sofreu inundações, tornando-se permanentemente alagada. No entanto, o governo busca transformar essa realidade por meio do Parque Estadual Alagados do Taquari.

Fundo Clima Pantanal e novos investimentos

O Fundo Clima Pantanal segue captando investimentos para fortalecer a conservação ambiental no Estado. O governo planeja apresentar o projeto a outros países, como a Noruega, para ampliar os recursos destinados às ações de proteção do Pantanal.

Fonte: Campo Grande News

Portal Pantanal Oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Inscreva-se em Nossa Newsletter

Para saber das novidades, campanhas e notícias.