Nesta terça-feira (13), a Polícia Militar Ambiental (PMA) deu início à nova fase da Operação Meio Ambiente Seguro (MAS), reforçando ações de fiscalização e prevenção de crimes ambientais com ênfase na proteção da fauna silvestre.
Neste mês, as atividades se concentram nos municípios de Corumbá e Miranda (MS), com foco no combate à ceva ilegal de animais silvestres, prática que facilita a caça predatória. As equipes da PMA realizam abordagens a pescadores, fiscalização de pousadas e ranchos de pesca, além de ações terrestres ao longo da MS-181, com barreiras e revistas em veículos, turistas e moradores locais.
Prevenção de conflitos com onças-pintadas
A operação também reforça a presença ostensiva em regiões urbanas de Corumbá, onde foram registrados avistamentos de onças-pintadas. A PMA atua com patrulhamentos intensificados e orientações à população sobre os cuidados necessários para evitar o contato com o felino, assim, contribuindo para a segurança de moradores e para a conservação dessa espécie ameaçada.
Monitoramento por satélite e resposta rápida
As ações da Operação MAS são complementadas por um sistema de monitoramento via satélite em tempo quase real. O que direciona as guarnições da PMA a áreas com focos ativos de incêndios florestais. Essa tecnologia permite resposta imediata e maior eficácia no combate a crimes ambientais e na preservação de áreas naturais.
Resultados expressivos no primeiro semestre
Desde seu início, no primeiro semestre de 2025, a Operação Meio Ambiente Seguro já apresentou resultados significativos. Diversas autuações e autos de infração lavrados, especialmente relacionados a desmatamentos ilegais e queimadas. Por fim, a retomada da operação reforça o compromisso da PMA com a proteção ambiental no estado de Mato Grosso do Sul.
Levantamento de números referentes ao primeiro semestre:
