2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Abundância de chuvas reduz riscos de queimadas no Pantanal

Foto: Maikon Leal

Durante o segundo semestre deste ano, espera-se que, em função da abundância de chuvas que já ocorreram, o risco de ocorrer incêndios de grande magnitude no Pantanal seja menor.

Segundo o pesquisador do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS), Vinicius Sperling, apesar da estiagem que já começou e vai se estender por todo Inverno com ocorrência esparsa de chuvas o risco dos incêndios ainda é pequeno.

“Os fatores meteorológicos podem atingir condições ideais em meados de julho para ocorrência dos incêndios, porém os fatores climáticos são desfavoráveis, como as chuvas acima da média que provocaram alagamento da planície”, explica.

Conforme divulgado pelo Cemtec, no primeiro semestre de 2023, o município de Corumbá, que abriga a maior parte do Pantanal sul-mato-grossense, registrou precipitação acumulada de 1.046 milímetros.

Esse número é 13% maior do que a média histórica anual, que é de 921 milímetros.

Em Aquidauana e Miranda municípios também localizados na planície pantaneira a precipitação acumulada superou em muito a média para o semestre.

Enquanto na região de São Gabriel do Oeste, Coxim, Rio Verde, que estão na borda e abrigam rios importantes subsidiários do Pantanal, igualmente as chuvas foram abundantes.

Em todos os municípios monitorados, a precipitação acumulada superou a média histórica para o semestre.

Em Campo Grande, o nível de chuva foi de 1.191,8 milímetros entre 1º de janeiro e 30 de junho, o que representa 47,5% acima da média histórica para o período. Em grande parte do Estado os acumulados de chuva ficaram entre 800 a 1.400 milímetros.

Inundação

Ainda segundo o Cemtec, a inundação que se percebe no Pantanal tem ligação direta com a quantidade de chuvas ocorridas na região.

Não se deve ao transbordamento do rio Paraguai, que ainda se mantém em sua calha natural, observa o professor Carlos Roberto Padovani, pesquisador da Embrapa Pantanal.

“As chuvas que ocorrem no planalto, na região em que o rio Paraguai se encontra com o Cuiabá e o São Lourenço, são as que influenciam a cheia no Pantanal causada pelo transbordamento do rio Paraguai”, destaca.

Segundo Padovani, o nível do rio Paraguai já está baixando na região do planalto, o que presume que não haverá transbordamento neste ano.

Mesmo assim, a cheia causada pelas chuvas interrompe um período crítico de poucas chuvas que teve, como principal consequência, os incêndios ocorridos em 2019 e 2020 quando o Pantanal ardeu em chamas e teve uma parcela substantiva de sua área consumida pelo fogo.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram