Área atingida por incêndios em 2020 recebe mudas para revitalização
O trabalho de plantio de mudas para a recuperação de áreas atingidas pelos incêndios de 2020 no Pantanal, ficou por conta do IHP (Instituto Homem Pantaneiro). A iniciativa é a revitalização de 30 hectares O IHP (Instituto Homem Pantaneiro) iniciou o plantio de mudas para a recuperação de áreas atingidas pelos incêndios de 2020 no Pantanal.
A iniciativa prevê a recuperação de 30 hectares da Rede Amolar, a Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, um programa criado em 2008 pelo IHP e abrange áreas protegidas federais e estaduais, entre elas o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e propriedades privadas com o objetivo de conservação.
Conforme divulgado pelo site Diário Corumbaense, além da recuperação das áreas, desde o início deste ano, o projeto também realizou visitas às comunidades locais para capacitação sobre a identificação de espécies, coleta de sementes e produção de mudas.
Além disso, o projeto tem a previsão construir um sistema digital de previsão sazonal de probabilidade de queimadas e incêndios para a Serra do Amolar, que está sendo desenvolvido pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).