2
Fale Conosco
  • sábado, 27 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Beba água! líquido e boa alimentação ajudam a encarar o calorão

Álvaro Rezende/Governo do Estado

Falta pouco mais de um mês para a tão desejada estação do ano começar e o forte calor causado pelas mudanças climáticas e efeitos do fenômeno El Niño – que acontece na porção central e sul do oceano Pacífico, com implicações mundiais – já registra marcas históricas e aumenta a preocupação quanto a saúde da população.

O cenário não passa despercebido pelas autoridades públicas de saúde do Estado, com inúmeras recomendações, indo desde cuidados com o corpo até a dicas para evitar desperdício de água e, assim, não causar a sobrecarga no sistema de distribuição.

Mesmo que seja praxe a orientação, o hábito de beber água deve ser reforçado no período para que o corpo se mantenha hidratado. “A prioridade é tomar água mesmo. Alguns recursos para aumentar a ingestão hídrica podem ser adotados, como as águas saborizadas com frutas e especiarias, o consumo de tereré e sucos naturais sem adição de açúcar”, diz o nutricionista da Coordenadoria de Doenças Crônicas da Secretaria de Saúde, Anderson Holsbach.

Outra orientação dada pelo nutricionista é não esperar que a sensação de sede se manifeste para se hidratar, sendo o ideal ingerir mais água que o habitual durante todo o dia. “O recomendado é não ficar longos períodos sem ingerir água. Se for praticar atividade física, carregue consigo algum utensílio que permita levar água”, destaca, e completa em seguida.

“Evite refrigerantes, sucos artificiais, sorvetes e afins e bebida alcoólica. Por mais que o calor ative o desejo por esses alimentos e bebidas, eles são considerados ultraprocessados e por isso têm uma alta carga de açúcares e demais aditivos artificiais que são nocivos para a saúde. A bebida alcoólica tem efeito potencial na desidratação”, explica Anderson.

 


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram