2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Calor recorde em 2023: município de MS liderou as altas temperaturas no Brasil

Porto Murtinho - rio Paraguai

Alberto Froes

O ano de 2023 entrou para a história como o mais quente já registrado no planeta, conforme dados da Organização Meteorológica Mundial. Por alguns dias, Porto Murtinho liderou ultrapassando os 40° C.

No Brasil, a média anual atingiu 24,92ºC, ultrapassando a média histórica de 1991/2020 em 0,69°C. Dentre as 12 temporadas, nove apresentaram médias mensais de temperatura superiores à média histórica, destacando-se setembro com um desvio recorde de 1,6ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) identificou que nove ondas de calor marcaram o território brasileiro durante o ano, influenciadas pelo fenômeno El Niño, que elevou a temperatura das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Essa tendência, somada ao aumento global da temperatura terrestre e oceânica, contribuiu para eventos climáticos extremos.

Entre as regiões mais afetadas pelo calor intenso estão o sul do Pará, Mato Grosso, sul de Mato Grosso do Sul e outros estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará. No entanto, destaca-se o sul de Mato Grosso do Sul como protagonista desse cenário, liderando as temperaturas elevadas no país.

Analisando as tendências desde 1961, o Inmet observou um aumento estatisticamente significativo nas temperaturas médias anuais no Brasil, associado à mudança climática global e alterações ambientais locais. Essa constatação levanta preocupações sobre os impactos a longo prazo e a necessidade de ações para mitigar as consequências das mudanças climáticas.

A versão provisória do Estado Global do Clima 2023, da OMM, revela que a temperatura média da superfície global superou em 1,4°C a média histórica de 1850/1900 até outubro do ano passado. Esse valor coloca 2023 como o ano mais quente em 174 anos de registros meteorológicos, superando marcas anteriores em 2016 e 2020.

Enquanto o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia, confirma que o ano passado foi o mais quente registrado no planeta, a liderança de um município sul-mato-grossense nas altas temperaturas ressalta a urgência de abordagens sustentáveis e ações para combater as mudanças climáticas, visando preservar o equilíbrio ambiental e proteger as comunidades vulneráveis aos impactos do clima extremo.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram