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  • sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 - Campo Grande MS

Em Minas Gerais, PMA de MS participa de capacitação de Educação Ambiental

Divulgação

Os trabalhos de Educação Ambiental são considerados prioridade para a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. O Núcleo de Educação Ambiental em Campo Grande existe, praticamente, desde a criação do Batalhão no ano de 1987 e, além disso, todas as 27 subunidades realizam trabalhos educativos, especialmente, nas escolas dos municípios sob sua circunscrição de responsabilidade fiscalizatória.

A qualificação, tanto na parte de fiscalização, como educativa é fundamental para melhoria contante da prestação de serviço e também para atingir mais rápido os objetivos, que no caso da PMA, é a conservação de um ambiente equilibrado e, por isso, o Comando investe na formação continuada dos Policiais.

Neste mês de dezembro, quatro Policiais do Núcleo de Educação Ambiental foram enviados à cidade de Jaboticatubas (MG), para participa do 6° Curso de Capacitação de Mediadores do Programa de Educação Ambiental da PMMG – PROGEA, organizado pelo Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb).

Ao todo, 45 Policiais Militares dos estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Norte participaram do curso. Eles já haviam participado nos dias 7 e 8 de dezembro, de 16 horas/aula teóricas na modalidade ensino à distância (EAD) e começaram no dia 12, a parte presencial que terá mais 24 horas/aula, com conclusão no dia 16 próximo, somando um total de 40 horas/aula. As aulas presenciais acontecem em formato de oficinas práticas, em ambiente de simulação de aulas para crianças do 4° e 5° ano que é o público alvo deste programa de Educação Ambiental (PROGEA-MG).

Troca de experiências entre os participantes

Além da parte prática, ocorre o seminário, momento em que os Policiais que já fizeram o curso, repassam aos instruendos suas experiências na aplicação das técnicas de educação ambiental, na metodologia ensinada, já que para prender a atenção dos alunos, há a necessidade de se levar algo diferenciado às escolas. Além disso, existe apresentação das metodologias educativas de cada Estado, fundamental para a troca de experiências exitosas, que podem ser aplicadas nos demais estados, bem como a troca de materiais didáticos aplicados por cada unidade federativa. (com assessoria)


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