2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Em seis meses, Pantanal teve acúmulo de chuva maior que o esperado para o ano inteiro

Andre Bittar

No primeiro semestre de 2023, o município de Corumbá, que abriga a maior parte do Pantanal sul-mato-grossense, registrou precipitação acumulada de 1.046 milímetros. Isso é 13% maior do que a média histórica anual, que é de 921 milímetros.

Em Aquidauana e Miranda – municípios também localizados na planície pantaneira – a precipitação acumulada superou em muito a média para o semestre; e na região de São Gabriel do Oeste, Coxim, Rio Verde, que estão na borda e abrigam rios importantes subsidiários do Pantanal, igualmente as chuvas foram abundantes.

Os dados constam na Análise Meteorológicaelaborada pela equipe técnica do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com informações registradas pelo Inpe (Instituto Nacional e Pesquisas Espaciais), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e pelas estações meteorológicas da própria Semadesc.

Em todos os municípios monitorados a precipitação acumulada superou a média histórica para o semestre. Em Campo Grande o nível de chuva foi de 1.191,8 milímetros entre 1º de janeiro e 30 de junho, o que representa 47,5% acima da média histórica para o período. Em grande parte do Estado os acumulados de chuva ficaram entre 800 a 1.400 milímetros.

A inundação que se percebe no Pantanal tem ligação direta com a quantidade de chuvas ocorridas na região. Não se deve ao transbordamento do rio Paraguai, que ainda se mantém em sua calha natural, observa o professor Carlos Roberto Padovani, pesquisador da Embrapa Pantanal. “As chuvas que ocorrem no planalto, na região em que o rio Paraguai se encontra com o Cuiabá e o São Loureço, são as que influenciam a cheia no Pantanal causada pelo transbordamento do rio Paraguai”, salienta.

Nesse ano, apesar da estiagem que já começou e vai se estender por todo Inverno – com ocorrência esparsa de chuvas – o risco de ocorrer incêndios de grande magnitude no Pantanal é menor. “Os fatores meteorológicos podem atingir condições ideias em meados de julho para ocorrência dos incêndios, porém os fatores climáticos são desfavoráveis, como as chuvas acima da média que provocaram alagamento da planície”, pondera o pesquisador do Cemtec/MS, Vinicius Sperling.

 


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram