2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Explorando o Universo Sonoro das Aves em Bonito: Relato do Curso de Bioacústica e Sonorização

Os dias 4 e 5 de dezembro marcaram uma experiência única em Bonito, onde entusiastas e profissionais do turismo mergulharam no fascinante mundo sonoro das aves. O curso, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Bonito em parceria com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, proporcionou uma imersão completa entre teoria e prática.

Os participantes não apenas absorveram conhecimentos sobre observação e escuta de aves, mas também descobriram uma nova abordagem para identificar essas incríveis criaturas, utilizando não apenas as características visuais, mas também os sons que emitem.

A jornada prática começou cedo, com cerca de 70 espécies avistadas, incluindo algumas especiais da região, como o tiriba-fogo, o migratório bigodinho e o anu-coroca. A corujada noturna surpreendeu a todos com encontros próximos de bacuraus e urutaus, proporcionando momentos memoráveis aos observadores.

A instrutora Maristela Benites destacou a importância de ouvir os sons da natureza com atenção, transformando os ouvidos em portais para a entrada em um universo sensível e fascinante.

A parceria entre a Secretaria de Turismo de Bonito e o Instituto Mamede, segundo a professora Simone Mamede, fortalece a qualificação de profissionais do ecoturismo. A biodiversidade local é um recurso valioso, e a interação responsável com ela contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.

O curso, parte do programa de qualificação do Turismo Responsável e Sustentável, teve como público-alvo guias e profissionais do turismo em Bonito e na Serra da Bodoquena. Os participantes compartilharam entusiasmados suas experiências:

“Gente, foi o primeiro de muitos nessa área… Amei. Foi muito gratificante”, expressou Janaina Quintana Assis.

“O curso mudou a visão da gente”, afirmou Valdecir Chimenes Trindade.

“Foi ótimo, superou minha expectativa”, declarou Antônio.

O prefeito Municipal Josmail Rodrigues elogiou os resultados das capacitações, ressaltando o compromisso da gestão com políticas públicas e novas oportunidades para a comunidade. A secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori, destacou a importância dos cursos para a inserção no mercado de trabalho e o encerramento bem-sucedido do Programa de Qualificação para o Turismo.

A Prefeitura Municipal de Bonito, em colaboração com diversas instituições, reforça seu compromisso com a educação e capacitação da comunidade local. Para informações sobre cursos futuros, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (67)992089197 e 3255 2160.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram