2
Fale Conosco
  • sábado, 27 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Filhote de onça resgatado do incêndio no Pantanal deve ser criado em cativeiro devido problemas na visão

O Apoena, filhote da onça Amanaci, onça resgatada e que é símbolo do incêndio no Pantanal, foi diagnosticado com um problema na visão. A lesão na retina interrompeu os planos de que o animal pudesse sair do cativeiro e ir para o Pantanal e viver livre na natureza.

“As células da retina, responsáveis pela visão no escuro, estão ausentes. As onças são animais noturnos. Se ela não está enxergando a noite direito, isso prejudica a caça dela”, explicou a médica veterinária Ana Carolina Rodarte, ao G1.

A mãe de Apoena, Amanaci, está no Instituto Nex desde que foi resgatada das queimadas que destruíram quatro milhões de hectares no Pantanal, em 2020. No local, a onça conheceu e namorou o Guarani, pai de Apoena.

Apoena ainda é considerado um filhote e vive em um recinto que fica dentro de uma mata. O médico veterinário que é responsável técnico do instituto, Thiago Luczinski, explicou que, desde que nasceu, o animal estava saudável, ativo e interagia bem com a mãe. No entanto, os pesquisadores começaram a notar certos comportamentos diferentes em Apoena com o passar do tempo, dando sinais de problemas de visão.

“Ele demorava para achar a carne. A gente se movimentava ao redor do recinto e ele olhava só quando fazia barulho, se não ele não conseguia acompanhar a gente com o olhar, explicou Thiago.

Foi a veterinária especializada em oftalmologia felina, Ana Carolina Rodarte, que fez exames que confirmaram as lesões na retina dos dois olhos.

Com a confirmação das lesões, Apoena deve ficar vivendo no recinto perto da mãe enquanto passa por acompanhamento médico com os veterinários. Ele ainda deve passar por exames que vão ajudar a definir se existe algum tratamento para ele.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram