Fotógrafo registra tangarás ensaiando ‘dança da conquista’
O fotógrafo e também biólogo Lucas Morgado foi contemplado pela segunda vez ao testemunhar a dança dos tangarás – espécie de pássaro bastante conhecida no Brasil – em Legado das Águas, uma reserva ambiental no estado de São Paulo.
Lucas compartilhou em suas redes sociais um vídeo onde mostra dois machos jovens treinando a dança guiados por um adulto. “Não poderia deixar de compartilhar um momento que foi tão especial para mim”, disse o fotógrafo.
Os tangarás costumam ensaiar entre si para que quando uma fêmea apareça, eles exibam para ela. O treinamento sempre acontece em lugares com muitos galhos.
Tangará
É uma espécie de ave de florestas de Mata Atlântica e sub-bosques. São comuns na Bahia, Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai, e gostam de regiões montanhosas arborizadas.
O macho apresenta a predominância de penas de cor azul, contrastando com a sua cabeça, asas e retrizes externas em negro a acinzentado. Já o topo da cabeça é vermelho.
A fêmea e o macho imaturo, por sua vez, apresentam uma coroa vermelha, possuindo penas verdes a acinzentadas, com coroa alaranjada entre os juvenis.
As fêmeas também apresentam as penas medianas de sua cauda mais alongadas do que as outras.