2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Guia que aprendeu idiomas por conta própria, fortalece turismo no Passo do Lontra em MS

Divulgação/Sebrae

Entre os moradores da comunidade do Passo do Lontra, localizada às margens do rio Miranda, está Tone Viller. O empresário, que desde 2020 comanda a agência turística “Why Not Pantanal Sul?”, tem uma longa trajetória com o turismo e viu nesse setor uma oportunidade de crescimento não somente para si, como também para a comunidade em que reside. A empresa conta com acompanhamento do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal.

A história de Tone com o turismo nasceu de sua ligação com a comunidade Passo do Lontra. Nascido em Corumbá, ele conta que ao observar o alto número de turistas que iam até a região conhecer o Pantanal, entendeu que o segmento poderia ser uma oportunidade de crescimento, e no ano de 2009 começou a atuar como guia turístico. Em 2020, após passar um período complicado financeiramente em razão da pandemia de Covid-19, colocou em prática a vontade de abrir seu negócio próprio, e no mesmo ano se formalizou como Microempreendedor Individual (MEI).

Uma das características do empresário é a curiosidade, por isso, ele buscou se profissionalizar. Como guia, aprendeu por conta própria outros idiomas diretamente com os turistas estrangeiros, e atualmente consegue se comunicar em inglês e espanhol, além de português, sua língua materna. Para o empreendedor, este conhecimento é fundamental. “O perfil dos clientes que costumo receber são europeus e fotógrafos, então, sem o inglês e outras línguas, ficaria difícil conseguir recepcioná-los”, explica.

Outro ponto de destaque da “Why Not Pantanal Sul?”, que em tradução livre para o português significa “Por que não Pantanal Sul?”, é a especialização na observação de animais selvagens da região, em especial a onça-pintada. Ainda conforme Tone, muitos turistas viajam até a localidade exclusivamente com o desejo de observar o felino, e para ele, “é um prazer” conseguir dividir a beleza pantaneira com os visitantes.

“Acredito que o nosso diferencial é o tour privativo que realizamos com os clientes, além de conseguir compartilhar um pouco do que temos no nosso mundo pantaneiro. É lindo ver em cada um deles saírem com brilho nos olhos e levar para casa uma experiência, que passe o tempo que for, sempre irão se lembrar do momento que tiveram aqui no Pantanal e com quem eles estavam”, explica o empresário.

A decisão de investimento na área do Ecoturismo e observação da vida animal acompanha um mercado que vem se estabelecendo e que desperta interesse nos turistas. De acordo com a pesquisa “Turismo em MS-Perfil do Consumidor”, publicado pelo Sebrae/MS em parceria com a Fecomércio/MS, entre as experiências mais marcantes para os turistas em Corumbá, o principal destaque, empatado com Gastronomia, é o aspecto Natureza e Beleza Natural, segundo 27,1% dos entrevistados. Em segundo lugar, está o critério Atrações Musicais (14,4%) e em terceiro, Pessoas e Receptividade (5,9%).

Fomento ao turismo no Pantanal

Com o seu trabalho, a agência é uma fomentadora do desenvolvimento na comunidade Passo do Lontra. A empresa movimenta a economia local, ao integrar outros setores na recepção dos turistas e Tone tem a intenção de futuramente gerar mais empregos. “Consigo ajudar na questão de alugar espaços de hospedagem na região, contratar guias, pessoas para pilotar os barcos. Quando o vilarejo estiver organizado, eu desejo fazer um também tour aqui na comunidade”, explica.

Com o desenvolvimento dos eixos de Turismo e Economia Criativa ao longo de 2022 por meio do programa Pró Pantanal, o Sebrae/MS foi um dos apoiadores do empresário. Ele participou de consultorias, e em específico na área de mídias sociais e espera que os trabalhos desenvolvidos na região continuem. “Esta é uma forma de trazer desenvolvimento para o meu povo e capacitar as pessoas da minha vila para trabalhar com a ‘Why Not Pantanal Sul?’, conseguindo melhorar a vida de cada um. Conto com esses projetos que o Sebrae está realizando aqui na comunidade”, finaliza.

Atualmente, além do Passo do Lontra, o Pró Pantanal somou esforços a parceiros e realiza ações em outras duas comunidades: Salobra (Miranda) e Área de Proteção Ambiental – APA Baía Negra (Ladário). Desde 2021, o trabalho envolve atuar no fomento a medidas econômicas, que geram uma consequência na consciência de organização dentro dessas comunidades, a prática de medidas em sustentabilidade, reafirmação sobre o sentimento de pertencimento à região pantaneira e suporte para que os próprios moradores e pequenas empresas encontrem seu papel na recuperação da economia local.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal tem atuação nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul, Instituto do Meio Ambiente de MS e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui. (com Sebrae MS)


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram