2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Infanticídio: onça macho mata filhote da mesma espécie no Pantanal

Ailton Lara

Flagra feito pelo fotógrafo profissional Ailton Lara no Pantanal mostra uma onça-pintada carregando um filhote da mesma espécie morto, mas afinal, quem era a onça carregando aquele filhote?

A nossa reportagem foi atrás para explicar a vocês, o que é o infanticídio. Prática que ocorre entre os felinos. Os machos matam filhotes que não são deles, ou seja, ao cruzar com um filhote de outro indivíduo da mesma espécie, a onça-pintada macho preda este animal.

Um registro inédito, mas ao mesmo tempo muito triste. Está semana a onça Medrosa e seu filhote Aime foram visto interagindo com uma serpente (surucucu-do-pantanal), o filhote estava com muito medo mas até brincou de cabo de guerra com a mãe usando a cobra como corda. Próximo dela e do filhote um pouco mais na vegetação densa havia uma terceira onça, provavelmente um macho, mas estava tudo tranquilo.
“Hoje recebemos a notícia que havia um filhote de onça morto e quando fomos ver, identifiquei que era o Forasteiro que já havíamos registrado em 2020 durante os incêndios florestais do Pantanal. Passamos o período da manhã e da tarde observando cada comportamento do macho próximo do filhote morto e na margem oposta a Medrosa passou e vocalizou da maneira que ela sempre chamava o filhote”, escreveu explicando, que o macho matou o filhote.
Mas a pergunta que fica é por quê?
O infanticídio acontece na natureza e é algo natural, infelizmente. No caso das onças-pintadas, os machos podem matam os filhotes (não-relacionados) para poderem copular com as fêmeas, mostrar dominância ou evitar competições futuras. Por isso que em algumas espécies, a fêmea cópula com vários machos justamente para confundir de quem é o pai! E isso também acontece para as fêmeas, que também podem matar filhotes não relacionados.

O uso do acasalamento sem fins reprodutivos é uma estratégia de proteção à prole contra a prática de infanticídio, sendo a morte de filhotes por machos adultos.

Dados mostram que as fêmeas induzem os machos para copular em locais mais distantes, a hipótese é que isso realmente sirva para a diminuição do infanticidio.

É uma tarefa extremamente difícil para a mãe onça!

Os motivos dessa prática na vida selvagem pode estar relacionado ao fato da tentativa de um macho de colocar fim a linhagem de outro macho, ainda, ao adiantamento do cio de uma fêmea. E todo esse comportamento desencadeia um comportamento de “falso” cio na fêmea. Sendo uma forma de proteção!

Deixamos aqui nossos sentimentos a onça Medrosa, que é uma das onças mais vistas e adoradas desde 2016 (primeira vez que foi vista). Já era sua terceira ninhada e realmente deve ser algo doloroso!


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram