2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Investigação aponta erro de comandante em naufrágio que matou sete pessoas em MS

Arquivo/Diário Corumbaense

A Polícia Civil de Corumbá e a Marinha do Brasil concluíram a investigação sobre o acidente com a embarcação de esporte e recreio Carcará, ocorrido na tarde do dia 15 de outubro do ano passado, que terminou na morte de sete pessoas. Para os órgãos, o comandante Vitor Celestino Francelino foi imprudente e culpado pelo naufrágio.

Conforme o Diário Corumbaense, a investigação, com oitiva de nove sobreviventes e perícia minuciosa realizada pelos dois órgãos, aponta que o comandante – visto como experiente e que conhecia a região – não garantiu a segurança da navegação, deixando de consultar previsões meteorológicas, abarrancar e aguardar a melhora do tempo, medidas que poderiam ter evitado que o barco virasse.

Ele, inclusive, teria percebido ‘o tempo se formando’, foi até a praça de máquinas e aumentou a rotação do motor “visando chegar em Corumbá antes da tempestade que se aproximava, levando em conta que estavam a menos de 5 km de distância do ponto de atracação”, explicou a Marinha.

“A causa determinante do emborcamento da embarcação Carcará foi a imprudência do sr. Vitor Celestino Francelino, Comandante, por, como principal de bordo, não ter buscado tomar conhecimento das previsões meteorológicas disponíveis antes de iniciar a singradura e durante a viagem, tentando chegar em Corumbá/MS, mesmo ciente dos evidentes sinais de mau tempo, como aumento da intensidade do vento, do estado do rio e da precipitação”, concluiu a Marinha.

Tragédia

O barco naufragou durante chuva e ventos com rajadas de mais de 64 km/h, em Corumbá, na tarde de 15 de outubro de 2021. Ele pertence a uma associação chamada “Amigos do Rio”, boa parte deles, moradores da cidade de Rio Verde de Goiás.

No barco, estavam 21 pessoas, que participavam de um churrasco. Quatorze delas conseguiram se abrigar no casco da embarcação, que ficou de ponta cabeça. Entretanto, sete morreram. Cinco deles eram de Rio Verde de Goiás; o comandante e um ajudante de convés, eram de Corumbá.

Com colaboração de informações do site Olha Goiás. 


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram