Jacaré ataca homem em cemitério
Um incidente curioso chamou a atenção de frequentadores do Cemitério Parque dos Coqueirais, em Piaçabuçu, interior de Alagoas, na tarde desta terça-feira (8). Um jacaré foi filmado por populares enquanto circulava nas proximidades das covas, gerando surpresa e preocupação entre os presentes.
Nas imagens gravadas, o jacaré é visto inicialmente parado e, em um momento, aparece com um pano na cabeça. Em seguida, o animal parece se “estressar” e avança em direção a um dos visitantes, que, segundo informações da prefeitura, foi mordido de raspão, mas sem gravidade. A pessoa não desejou atendimento médico.
Um coveiro do local foi responsável pelo resgate do jacaré, que foi então transportado para uma lagoa nas proximidades. Segundo a administração do cemitério, o aparecimento de jacarés não é um fato isolado; pelo contrário, outras duas ocorrências semelhantes já foram registradas no passado, especialmente em períodos quentes.
Em entrevista à Gazetaweb, o tenente-coronel Sidraiton, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, alertou a população sobre os riscos de encontros com animais silvestres. “É preciso ter o maior cuidado em não tentar fazer nenhum tipo de manejo com o animal. Até porque, para realizar o manejo, você precisa ter habilidade para fazer um resgate de forma segura”, explicou.
O tenente-coronel também orientou que, em caso de avistamento de animais potencialmente perigosos, como jacarés ou cobras, o ideal é isolar a área e não deixar o animal estressado. Ele recomendou que a população acione órgãos competentes para a realização do resgate, como o Batalhão Ambiental, pelo telefone 88335-8109, ou através do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) pelo número 190, e também o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.
Este incidente ressalta a importância da conscientização sobre a convivência com a fauna silvestre e a necessidade de medidas adequadas para garantir a segurança de todos.