2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Pantanal secando: Corumbá perdeu o maior número em superfície de água do país

 

Pantanal de Corumbá

Divulgação/Bombeiros

A maior planície alagada do mundo está secando: em 37 anos, o Pantanal perdeu 81,7% da superfície de água, o bioma que mais sofreu redução do Brasil. O solo pantaneiro em Mato Grosso do Sul é um dos mais ameaçados, a retração de água foi tamanha (57%), que Corumbá liderou o ranking dos municípios que mais secaram nas últimas três décadas.

Os dados são do MapBiomas Água, iniciativa multi-institucional que envolve universidades, Organização não governamental (ONGs) e empresas de tecnologia, focado na conservação e manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.

Depois de Corumbá, os municípios com maiores percentuais de redução de água entre 1985 e 2022 foram Cáceres (MT), Poconé (MT), Aquidauana (MS) e Vila Bela da Santíssima Trindade (MT).

Em 2022, a superfície de água anual do Pantanal aumentou pela primeira vez desde 2018. Contudo, a especialista em conservação do World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil), Helga Correa, explicou ao Campo Grande News que o bioma ainda passa por um período seco, porque a diferença da superfície de água com a média da série histórica é de 60,1%.

“Existe uma tendência concentrada de redução de água no Pantanal, foi o bioma brasileiro que mais perdeu quantidade de água. Apesar do ano passado ter tido um alívio, não significa que a situação esteja boa. Fazendo uma analogia a a temperatura de uma febre por exemplo, onde a média seria 36 ºC, e o Pantanal em 2021 chegou nos 40ºC, e em 2022, pode considerar que a febre chegou aos 39,5ºC. Então continua menor que a série histórica”, apontou.

Esta tendência na redução da água pantaneira representa perigo não só a flora da região, como a fauna e o modo de vida das comunidades tradicionais locais. Os peixes que já estão ameaçados de extinção, como o pacu, jaú e pintado, podem desaparecer a longo prazo, assim como o maior mamífero da América Latina e um dos maiores símbolos do Pantanal, a onça pintada.

“A existência do pantanal como a gente conhece, com sua biodiversidade, com as comunidades tradicionais, ela está intimamente conectada com a presença da abundância de água. É fundamental para o modo de vida pantaneiro, fundamental para espécies que dependem desse alagamento para poder se reproduzir. Pensa quanto o Pantanal recebe de visitas anualmente por conta do ecoturismo, da pesca esportiva. A atividade agrícola e industrial também fica comprometida com restrição de água. Então a tendência de redução de água acende um alerta que chama para nossa ação”, alertou Helga.

Entre os principais causadores da seca crescente, está o desmatamento. Helga explica que a área desmatada ao redor das nascentes e ao longo dos rios contribui para a questão do assoreamento e na qualidade da água no geral.

Em uma área desmatada, a água pluvial passa muito rápido pela vegetação e causa as enchentes, principalmente nas nascentes. Helga explica que eventos climáticos extremos, de muitas chuvas, estão previstos dentro das mudanças climáticas, mas o desmatamento faz com que as enchentes cheguem em um nível que o solo não é capaz de suportar.

“Então tem inundações rápidas, num período que não está preparado para enfrentar. Mas isso não significa que ao longo do ano vão ter mais águas, é um volume concentrado em enchente. Então logo após um período de enchente, pode ocorrer uma seca”, ressaltou.

A consequência iminente da seca no Pantanal é justamente a aceleração das mudanças climáticas, gerando um ciclo degenerativo que precisa ser interrompido.

“Importante ressaltar que também cada vez que o pantanal fica mais seco, ele fica mais suscetível às queimadas, eventos que colaboram com a emissão de gases do efeito estufa, que vão alimentar a aceleração das mudanças climáticas. A questão da água no Pantanal movimenta um mecanismo que se a gente não fizer nada para modificar, a tendência é que a gente tenha cada vez mais o agravamento da redução de água, que colabora para as consequências das mudanças climáticas”, salientou a Helga.

Para conter este quadro, a especialista em conservação reitera a manutenção das florestas nativas e interrupção imediata do desmatamento. Além de restaurar as regiões que já foram degradadas.

“Não é uma situação fácil, de imediato a gente pensa que essa questão do desmatamento é fundamental e eliminar o desmatamento não só do Pantanal. Restaurar aquilo que já foi desmatado em áreas de quantidade de água é uma estratégia que também permite que a gente melhore a situação”, disse.

Brasil – De acordo com o MapBiomas Água, o ano passado foi o primeiro, desde 2013, em que a superfície de água no Brasil ultrapassou a barreira dos 16 milhões de hectares. Ao todo, o país ainda tem em torno de 6% da superfície e 12% do volume de toda a água doce do planeta.

A superfície de água em reservatórios oficiais (monitorados pela Agência Nacional de Águas, ANA) em 2022 também foi a maior dos últimos dez anos: 3.184.448 hectares, 12% a mais que a média da série histórica. Eles respondem por 22% da superfície de água no Brasil; os outros 78% são rios e lagos e pequenas represas.

Contudo, quase três em cada quatro sub-bacias hidrográficas (71%) perderam superfície de água nas últimas três décadas, ou seja, 1,5 milhão de hectares. E mesmo com o aumento geral da superfície de água no país em 2022, um terço (33%) delas ficaram abaixo da média histórica no ano passado. (informações do Campo Grande News)

 


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram