2
Fale Conosco
  • sábado, 27 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Pecuaristas tiram R$ 9,1 milhões em bonificação com abate de quase 80 mil bovinos em MS

Bois

Divulgação/ABPO

Os pecuaristas sul-mato-grossenses associados à ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), bateram novo recorde de abates em 2022, chegando ao total de 78.337 bovinos prontos destinados aos frigoríficos. Os produtores que optam pelo sistemas de produção – orgânico ou sustentável –, no Pantanal arrecadaram R$ 9,1 milhões em bonificação.

O abate cresceu em 87,55% na comparação com os abates de 2021. Com isso, o programa do governo do estado, que diminui o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) gerou uma bonificação aos pecuaristas, segundo a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“O volume crescente de abates representa que a classe produtora está cada vez mais engajada em produzir de forma estratégica e consciente. Já os recursos gerados, via desconto do ICMS, deixam claro que políticas públicas eficientes geram resultados práticos, como a maior produção de proteínas com origem certificada, por meio de um modelo rígido de produção”, diz Eduardo Cruzetta, presidente da ABPO.

A entidade faz uma diferenciação entre os bovinos orgânicos e sustentáveis, por meio de protocolos. No caso dos orgânicos, o animal é criado solto no pasto sem adubação química, caso recebam ração ela também precisa ser orgânica e a prevenção e tratamento de doenças são baseadas na homeopatia ou fitoterapia, além das vacinas obrigatórias. Já o selo de “boi sustentável” reconhece qualquer animal nascido e criado no sistema produtivo tradicional pantaneiro, com origem rastreada.

Segundo a Semadesc os avanço dos abates têm relação direta com o Programa Carne Sustentável do Pantanal e à adesão dos produtores ao programa, que oferece desconto de ICMS de 50% à produção sustentável e 67% àqueles que optam pelo modelo de produção orgânico.

O bovino pantaneiro é considerado um patrimônio genético. Atualmente, programas como o da ABPO buscam valorizar esse tipo de animal e seu bioma, por meio da modernização do manejo, melhoria genética e carne com valor agregado. A área de pastagens no Pantanal é estimada em 2,3 milhões de hectares, com um rebanho de cerca de 9,5 milhões de bovinos.

Para o diretor executivo da ABPO, Silvio Balduíno, o atual formato utilizado pela entidade traz valor à cadeia produtiva, do consumidor ao produtor rural, passando por meio ambiente e a sociedade.

“Trabalhamos pela valorização desses pecuaristas, que têm aderido ao sistema sustentável de produção em diversos biomas, a exemplo do que acontece no Pantanal de Mato Grosso do Sul”, afirma. (com Forbes)


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram