2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Pesquisador da Embrapa recebe Colar do Mérito Pantaneiro

Chico Ribeiro

Pesquisador da Embrapa Pantanal, Walfrido Tomás, foi um dos homenageados pelo governo do MS com a comenda “Colar do Mérito Pantaneiro”, em cerimônia solene de outorga da Ordem do Mérito de Mato Grosso do Sul e outorga do Mérito Pantaneiro de Mato Grosso do Sul, realizada no dia 21 de novembro, em Campo Grande. O prêmio é uma homenagem às personalidades que realizam importantes ações para o desenvolvimento do estado.

Foram entregues insígnias da Ordem do Mérito a 29 pessoas, que se tornaram dignos da distinção pelos serviços prestados ao Mato Grosso do Sul, e o Colar do Mérito Pantaneiro a 11 pessoas, que prestaram serviços de relevância para o Pantanal sul-mato-grossense, entre eles o pesquisador Walfrido Tomás, juntamente com Benedito Ruy Barbosa, Almir Sater, Neiva Guedes, entre outros. A entrega das homenagens foi feita pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja em evento solene que reuniu empresários, artistas, jornalistas, advogados, políticos e personalidades locais.

“É uma honra enorme receber esse reconhecimento ao meu trabalho como cientista. Mais que um reconhecimento, vejo como um incentivo a continuar. É também um sinal do quão correto tem sido o enfoque científico que temos empregado na busca de conhecimentos que ajudem a sociedade na tomada de decisões, que aumentem o conhecimento sobre o Pantanal e as ameaças que sofre, bem como na busca incessante de estratégias visando à manutenção e melhoria da sustentabilidade no uso do Bioma”, destacou Walfrido.

Contribuição relevante para o Pantanal

Walfrido Moraes Tomás graduou-se em Medicina Veterinária pela UFMS em 1983, e concluiu uma especialização em Biologia de Ambientes Inundáveis pela UFMT em 1986. Em 1990, passou a integrar o quadro de pesquisadores da Embrapa Pantanal, na área de manejo e conservação de fauna.

Em 1996, concluiu o mestrado em Ciências de Vida Selvagem pela Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, e em 2017 concluiu seu doutorado em Ecologia e Conservação pela UFMS. Tem atuado principalmente em conservação, gestão de biodiversidade, sustentabilidade e políticas públicas, tendo publicado mais de 180 trabalhos científicos envolvendo principalmente o Pantanal.

Tem sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema Fazenda Pantaneira Sustentável-FPS, baseado em software que avalia a sustentabilidade da pecuária pantaneira em suas dimensões ambiental, social e econômica. Foi coordenador do Programa de Pesquisa do Pantanal entre 1990 e 1993, integrou o comitê gestor do portfólio de Serviços Ambientais, da Embrapa, entre 2019 e 2021, e foi membro do Programa Biota-MS, do governo do estado. Também foi membro do Comitê Gestor do Programa de Pesquisa em Biodiversidade- PPBio, do Ministério de Ciência e Tecnologia, entre 2015 e 2020. Atualmente é Conselheiro da Reserva da Biosfera do Pantanal, no Mato Grosso do Sul e membro do grupo que assessora a delegação brasileira junto a OCDE para Agricultura e Meio Ambiente.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram