PANTANAL SUL

PMA e veterinários do CRAS capturam Jaguatirica


Por Pantanal Oficial 17/03/2021 sem comentários


PMA e veterinários do CRAS capturam jaguatirica em residência no bairro Cidade Jardim na Capital

No dia 16/03 pela manhã, uma moradora do bairro cidade Jardim acionou os Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, em virtude do aparecimento no quintal de sua residência de um animal da espécie Felis pardalis, ou Leopardus pardalis (jaguatirica).

A moradora afirmou que ouviu seus cachorros agitados e latindo muito no quintal e, quando foi verificar, deparou com a jaguatirica que estava em outro lado do quintal, de onde estavam os cães.

A jaguatirica é um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento.

A Polícia Militar Ambiental foi ao local e verificou que a jaguatirica, adulto, se encontrava em um canto do muro, nas proximidades de uma árvore e, que se tentasse capturá-lo utilizando puçás, o animal poderia pular o muro e ir para rua, o que daria mais trabalho e oferecia risco ao trânsito e à própria jaguatirica.

Dessa forma, a Polícia Militar Ambiental isolou o local e acionou um veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) para apoiar a captura com uso de sedativos.

No entanto, para sedá-lo haveria necessidade de se chegar muito próximo, o que poderia gerar a fuga da jaguatirica do local e ele se ferir, até porque já se via um ferimento no seu olho.

Então, utilizando redes para cercar a árvore e puçás foi efetuada a captura. A jaguatirica foi sedada para o transporte e foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) que o devolverá à natureza.

Caso encontre algum animal em sua residência não tente captura-lo sozinho pode ser perigoso. Entre em contato com a Polícia Militar Ambiental ou com o Bombeiros

Fique por dentro de todas as notícias aqui no nosso Site

Você também pode nos acompanhar no Instagram

 

 

PMA e veterinários do CRAS capturam Jaguatirica                                       Jaguaratirica

 

 



Deixe um Comentário