Portaria autoriza contratação de brigadistas temporários para municípios da região do Pantanal
O Ministério do Meio Ambiente publicou no DOU (Diário Oficial da União) ontem (12), a portaria que autoriza a contratação de brigadas federais temporários em quatro municípios de Mato Grosso do Sul. A contratação atende a região do Pantanal para as cidades de Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho e Corumbá.
Conforme a publicação, a portaria autoriza as contratações por meio do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) que leva em conta o estado de emergência ambiental declarado nas regiões por conta dos incêndios no Pantanal.
Em Corumbá, o Prevfogo está autorizado a contratar de dois brigadistas chefes de brigada, quatro brigadistas chefes de esquadrão e 24 brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais. Em Porto Murtinho, serão convocados brigadistas de queima prescrita (os aceiros, feitos de forma controlado para prevenir propagação do fogo).
Em Aquidauana serão duas brigadas, cada uma com 15 integrantes, sendo um chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e 12 brigadistas. Miranda e Porto Murtinho vão dividir duas brigadas nos mesmos moldes.
Dois supervisores serão contratados para dar apoio às coordenações estaduais do Prevfogo no municípios.