2
Fale Conosco
  • sábado, 27 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Presidente do México usa Onça-Pintada do Pantanal para desmentir ambientalistas

Reprodução/Primeira Página

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, usou o vídeo da onça-pintada Acerola, de Mato Grosso do Sul, durante uma coletiva de imprensa, para desmentir os efeitos do Trem Maia, empreendimento que criticado por ambientalistas do país, por possivelmente afetar a fauna local.

Foto: Edu Fragoso

O biólogo Fábio Souza, da Associação Onçafari, que monitora o felino, conta que ficou impressionado quando recebeu o vídeo do presidente com imagens de Acerola.

“Esse vídeo é do Acerola, onça monitorada aqui na região, feito pelo Fagner Almeida”, cita o biólogo, desmentindo o presidente do México Assista abaixo:

O mexicano mostrou durante uma coletiva de imprensa os vídeos do Acerola e de outros animais depois de uma onça ser atropelada em uma rodovia do México, próxima a uma construção da obra do Trem Maia. Segundo o presidente, “os animais que estão no entorno do trem estão sendo protegidos”.

A onça Acerola é monitorada pela Onçafari desde 2020, e o vídeo do felino caminhando por uma estrada de terra pertence ao guia de turismo Fagner Almeida.

Conforme o Primeira Página, a situação mostra o porquê é tão importante apurar a veracidade da informação antes de compartilhar uma publicação nas redes sociais ou em outros lugares sem antes averiguar sua veracidade.

Trem Maia

O Trem Maia (ou Tren Maya) compreende um projeto de linha férrea de 1.500 km na península do Yucatán, sudoeste do país. Porém, a obra é recheada de polêmicas. Em maio de 2022, a justiça do México chegou a suspender a construção por descumprir a norma ambiental do país, que voltou em julho do mesmo ano.

A região onde o trem deve passar há florestas e poços subterrâneos de água doce. O trecho iria ligar dois pontos turísticos: a Playa del Carmen e Tulum.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram