2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Sucuri passa por tomografia computadorizada no RS

Foto: Bruno Zulian/Divulgação

Uma sucuri-amarela (Eunectes notaeus) de mais de dois metros e 7 kg passou por uma tomografia computadorizada no Instituto Hospitalar Veterinário da Universidade de Caxias do Sul, nesta terça-feira (12).

Segundo o G1, todo o processo, que envolveu preparação e sedação, durou aproximadamente uma hora. O objetivo do exame foi conhecer melhor a estrutura genética desses animais como parte de um estudo de reconhecimento da espécie para consolidá-lo como um animal da fauna nativa do Rio Grande do Sul. Antes, a cobra já teve material biológico e genético coletado e análise epidemiológica feita.

“Estamos procedendo com esse estudo, porque a frequência dos relatos nos faz crer que trata-se, sim, de um animal da fauna nativa do Rio Grande do Sul, ao contrário do que muita gente pensa”, relata o analista ambiental do Ibama, Paulo Guilherme Carniel Wagner.

A sucuri, um macho encontrado em fevereiro na costa do Rio Uruguai, em São Borja, na Fronteira Oeste do RS, foi levada até Porto Alegre por uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) antes de ser encaminhada para a cidade da Serra.

“A tomografia computadorizada é importante porque nos ajuda a conhecer a sistemática do animal e sua anatomia graças à qualidade das imagens, fundamental para a identificação da espécie”, destaca o médico veterinário Paulo Guilherme Carniel Wagner, analista ambiental do Ibama e chefe do Cetas-RS.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram