2
Fale Conosco
  • domingo, 28 de abril de 2024 - Campo Grande MS

Uma das mais belas paisagens do Pantanal, conheça a região da Serra do Amolar

Divulgação

Bem diante da pequena comunidade de uma dezena de casas ergue-se imponente a Serra do Amolar, talvez a mais bela paisagem do Pantanal. Uma cadeia de montanhas de até 1.000 metros de altitude e 80 quilômetros de extensão que brota da planície alagada e divide Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bolívia. Em seu entorno estão o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e três Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

A Serra, considerada como uma área prioritária para conservação, faz parte do Maciço do Amolar que inclui também a Ilha Ínsua e as morrarias Novos Dourados, Santa Tereza, Castelo e outras. O Maciço regula a umidade local, beneficiando a vida de suas florestas que servem de abrigo para animais que fogem das águas durante a cheia pantaneira.

Na região, antes da chegada dos colonizadores europeus em 1524, ao longo dos rios, viveram os povos indígenas das etnias Guató, Bororo, Chamacoco, Kadiwéu e Terena. Dentre as etnias que habitaram o Pantanal desde há 8 mil anos os Guató são hoje os últimos remanescentes dos povos canoeiros, vivendo na Ilha Ínsua e na periferia de Corumbá.

Já no fim do século XIX e início do século XX, o rio Paraguai se destacou como importante via de navegação comercial no mundo, interligando as cidades pantaneiras à Bacia do Prata, e a cidades portuárias da Europa, o que trouxe crescimento econômico significativo para Corumbá. Nesta época, dezenas de famílias da Vila do Amolar ajudavam no desenvolvimento local produzindo rapadura, farinha de mandioca e caçando animais silvestres para comercialização. Na década de 1960, com mudanças na legislação, a caça e comercialização destes animais foram proibidas.

As comunidades pantaneiras da região da Serra do Amolar adaptaram-se ao ciclo natural das águas e até hoje retiram do ambiente o seu sustento, sem comprometer os recursos naturais de forma permanente.

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundturMS), a Serra do Amolar é um dos lugares mais diferenciados do Pantanal. “Um dos lugares mais incríveis dentro desse bioma, pois ela mostra um Pantanal mais selvagem e uma geografia bem diferenciada da planície pantaneira, com serras, corixos e águas cristalinas. Apoiar a estruturação de um novo produto como este, uma nova experiência nessa região, é algo muito importante para o turismo do Estado”.


Deixe um Comentário



Sobre Nós

The argument in favor of using filler text goes something like this: If you use arey real content in the Consulting Process anytime you reachtent.

Instagram