Fãs de grupo de Kpop vencem prêmio por campanha de combate às queimadas no Pantanal
A campanha criada por fãs do grupo de pop koreano BTS, chamados “Armys”, para combater o incêndio que atingiu o Pantanal em 2020 venceu na categoria ambiental do 1º Prêmio do Financiamento Coletivo realizado pela Benfeitoria.
Após 10 anos em funcionamento, a instituição decidiu criar a premiação para “reconhecer, divulgar, celebrar e honrar toda a potência coletiva”. A organização, lançada em 201, já reuniu quase 10 mil projetos desde quando surgiu.
Segundo os organizadores da vaquinha, o objetivo foi contribuir para a logística do Instituto Homem Pantaneiro em combater às queimadas, por meio da reforma de uma instalação para os brigadistas, além da formação e contratação de outros e do financiamento de equipamentos de proteção. A ajuda contou com a participação de quase 2 mil pessoas e arrecadou R$ 52.945.
A organização sem fins lucrativos beneficiada, que protege o Pantanal no sul-mato-grossense, atua como gestor da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar.
Segundo a Benfeitoria, para que a campanha entrasse na lista de finalistas, determinada por especialistas em crowndfunding, , foram cumpridos critérios estabelecidos pela instituição, como “alcance de pessoas impactadas, sustentabilidade da ação, relevância do problema resolvido, inovação, mobilização da campanhas e etc”.
Os fãs do grupo de K-pop BTS perceberam sua influência, começaram a pensar na coletividade e no que poderia ser alcançado nas redes sociais, o resultado? Vários atos filantrópicos espalhados pelo mundo. Não há uma ação social que não consigam mobilizar os usuários nas redes sociais.