On Track Summit transformou Campo Grande(MS) em polo de inovação e cultura musical

Compartilhe esta publicação :

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na última semana, Campo Grande sediou a segunda edição do On Track Summit MS 2025, realizado no Bioparque Pantanal. O evento reuniu mais de 20 especialistas da indústria musical para debater temas como internacionalização de artistas, inteligência artificial, direitos autorais, sustentabilidade e diversidade, consolidando a cidade como referência na economia criativa do Brasil.

Berço de talentos que marcaram a música nacional, a cidade tem no sertanejo sua identidade mais forte, mas também pulsa com uma rica diversidade de estilos e expressões artísticas. A vibrante história cultural da capital sul-mato-grossense reforça seu papel como um celeiro de criatividade, conectando tradição e inovação no cenário musical.

Idealizador do evento, Lucas Amad destacou a evolução do Summit:

“A primeira edição do On Track Summit foi mais focada no nicho do sertanejo. Mas, mesmo no primeiro encontro, nós percebemos que Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é muito mais que isso. Por isso, em 2025 trouxemos uma curadoria com vários estilos musicais e uma gama maior de profissionais envolvidos nessa indústria”.

A programação (09 e 10 de setembro):

Diversidade e sustentabilidade em pauta

Carbono neutro, o evento reforçou a conexão entre negócios, cultura e responsabilidade socioambiental e o painel “Volume Alto, Voz Ativa: Mulheres na Indústria da Música”, que reuniu executivas e produtoras para discutir a representatividade feminina no mercado musical.

Outro destaque foi o pré-lançamento do projeto “Sons do Pantanal”, da Fundação de Turismo de MS, que valoriza a música regional como motor de identidade cultural e turismo sustentável. A homenagem ao compositor Paulo Simões, pelos 50 anos da canção Trem do Pantanal ( Geraldo Roca e Paulo Simões), emocionou o público e reafirmou o elo entre tradição e futuro.

Música como economia criativa

A economia criativa é o conjunto de atividades que têm origem na criatividade, no conhecimento e no talento humano. Vai além do entretenimento: envolve música, cinema, moda, design, literatura, arte, games, publicidade e turismo cultural. Além de gerar valor simbólico e identidade, movimenta negócios, cria empregos e impacta o desenvolvimento social e econômico.

O Sebrae/MS, parceiro institucional, ressaltou a força estratégica do setor. Para a produtora e empresária Dani Pepper:

“A música é uma das maiores expressões da economia criativa. Ela não é só arte, é também negócio, impacto social e geração de valor. Quando o Sebrae MS apoia esse ecossistema, abre espaço para que artistas, compositores e empreendedores culturais possam transformar suas ideias em futuro.”

Na mesma linha, a gerente da Unidade de Competitividade e Inovação do Sebrae/MS, Isabella Montello, reforçou:

“Investir em eventos como On Track Summit é uma forma de estimular a competitividade de pequenos negócios do segmento da economia criativa, gerar conexões estratégicas e capacitar empreendedores para que eles possam transformar talento em resultado econômico sustentável.”

Projeção internacional e conexão entre gerações

O presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, antecipou novidades de alcance global. Ele explicou que 2025 foi definido como “o ano do Pantanal” e que, em novembro, será lançado em Nova York um projeto inovador que conecta música e sons da natureza. Durante o Summit, uma prévia dessa iniciativa foi apresentada ao público, marcando o início de um processo de valorização da música regional em escala internacional.

O superintendente do SESI MS, Régis Borges, lembrou a importância da troca de experiências entre especialistas e jovens talentos:

“Nesta edição do On Track, o SESI traz a sua relação com a música e fala sobre o Festival da Canção do SESI, que acontece no próximo dia 25 de setembro. Tivemos a oportunidade de proporcionar a interação entre profissionais e especialistas nacionais com jovens talentos do estado, que estão buscando na arte e na cultura uma oportunidade de desenvolver suas carreiras, o que pra gente é motivo de muita felicidade.”

On Track Summit 2026?

Encerrando o evento, Lucas Amad ressaltou que o On Track Summit está pronto para expandir, o objetivo é reunir especialistas, produtores, artistas e novos talentos em um mesmo espaço de diálogo com alcance nacional e até internacional.

PORTAL PANTANAL OFICIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *